Ensino técnico com 160 cursos e 266 mil alunos chega a 155 municípios - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
10/05/2013 - 10h56m

Ensino técnico com 160 cursos e 266 mil alunos chega a 155 municípios

Agência Hoje 
Agência Hoje
Unidade da FATEC em Sorocaba é exemplo de excelência no ensino, de acordo com o MEC
Unidade da FATEC em Sorocaba é exemplo de excelência no ensino, de acordo com o MEC

São Paulo (Agência Hoje) - São 266 mil o número de estudantes matriculados no ensino técnico e tecnológico, participando de mais de 160 cursos de nível médio e superior em 155 municípios do Estado. As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

De acordo com o Centro Paula Souza o ensino técnico e tecnológico de qualidade chegou a várias regiões do Estado de São Paulo desde o ano passado. São 203 Escolas Técnicas (Etecs) e 51 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Só nas Etecs há 216 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio, nos mais de 100 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Já nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos 60 cursos de graduação tecnológica.

As Fatecs estaduais estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação.

Até agora, 10 Fatecs foram avaliadas, sendo que quatro delas estão no grupo de excelência do MEC, com destaque para a Fatec Mococa, que teve pontuação acima de 395, corte que a inclui na categoria mais alta.

As Fatecs de Guaratinguetá, Indaiatuba e Sorocaba também foram classificadas no grupo de excelência, e as demais avaliadas obtiveram desempenho satisfatório.

A avaliação considera o desempenho dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a qualificação dos professores (número de doutores), entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro