Equipes conseguem controlar incêndio que atingiu Parque Nacional da Serra dos �rgãos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
17/10/2014 - 14h32m

Equipes conseguem controlar incêndio que atingiu Parque Nacional da Serra dos �rgãos

Agência Brasil/Vinícius Lisboa 

Rio de Janeiro - Equipes que trabalham no combate às chamas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio, conseguiram controlar o incêndio que atingia a região da Cachoeira da Macumba na noite de quinta-feira (16), por volta das 22h. Trabalhadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Corpo de Bombeiros estão no parque para controlar os incêndios que, até ontem, tinham destruído 596 hectares de floresta.

Cerca de 42 homens estavam acampados na localidade para combater as chamas e 20 foram deslocados às 4h da manhã desta sexta-feira (17) para abrir uma trilha em direção ao Morro do Mamute, parte do parque muito íngreme e de difícil acesso onde o fogo ainda destrói a vegetação de Mata Atlântica.

Segundo o coordenador de emergências ambientais do ICM-Bio, Christian Berlinck, a estimativa é que, se as equipes chegarem ao Morro do Mamute ainda hoje, o trabalho de controle do incêndio deve durar todo o fim de semana e terminar até a próxima segunda-feira. Os homens que estão a caminho dessa parte da reserva também estão levando equipamentos para começarem o trabalho assim que chegarem.

"O fogo no Morro do Mamute é perigoso porque pode se expandir para a parte central do parque", explicou Berlinck, que afirmou ainda que duas equipes trabalham combatendo focos de incêndio nos arredores do parque, para impedir que mais fogo chegue à área de preservação. O coordenador afirma que entre 4 e 5 focos de incêndios são encontrados por dia nas proximidades do parque.

Além disso, moradores da região estão sendo alertados para que não usem queimadas para limpar seus terrenos ou para incinerar lixo, já que o tempo seco pode fazer com que a situação saia de controle".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro