Erundina é um excelente nome para vice de Haddad, diz ministro Gilberto Carvalho - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
14/06/2012 - 14h45m

Erundina é um excelente nome para vice de Haddad, diz ministro Gilberto Carvalho

Folhapress/Kelly Matos 

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou hoje que a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina é um "excelente nome" para ocupar a vaga de vice na chapa do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A indicação, feita pelo PSB, foi submetida aos petistas pelo vice-presidente do partido, Roberto Amaral. O anúncio deve ser formalizado amanhã.

"É um excelente nome. Me entusiasma muito e vai entusiasmar muito a nossa militância toda", afirmou Gilberto Carvalho. Para dirigentes do partido, a escolha ajudará Haddad compensará em parte o boicote da senadora Marta Suplicy ao pré-candidato.

Os petistas exaltam sua imagem de política honesta e apostam em sua identificação com os eleitores mais pobres para ajudar Haddad, especialmente na periferia. "Ela é sempre muito bem vinda entre nós", acrescentou o ministro.

Aliados do pré-candidato do PSDB, José Serra, já preparam críticas à administração da socialista, que se elegeu prefeita pelo PT em 1988. A chapa tende a polarizar mais a disputa e a forçar a comparação entre as gestões de PT e PSDB na cidade.

Condição

Erundina resistia à ideia de ser candidata a vice. Ela impôs como condição ser indicada por consenso e sem virar alvo de "fogo amigo".

Segundo socialistas, o presidente estadual da legenda, deputado Márcio França, se comprometeu a não atuar contra a indicação. "Não haverá problema. Agora ela só não será a vice se não quiser", disse o presidente municipal do PSB, vereador Eliseu Gabriel, que era contrário a apoiar Haddad.

Haddad disse que vai esperar o anúncio da chapa, mas fez elogios à deputada, a quem cortejava desde abril. "É uma mulher partidária, com tradição na luta social e um padrão ético incontestável e respeitado por todos os partidos", afirmou à rádio Bandeirantes. "Mesmo tendo saído do PT, ela tem muito respeito da militância."

Seus pontos fracos seriam o histórico de greves e conflitos com aliados em sua gestão na prefeitura e sua idade,78, já que o marketing petista investe nos lemas de juventude e renovação para se contrapor ao rival José Serra (PSDB).

O QG de Serra sustenta que a escolha atrela uma segunda gestão passada a Haddad e prejudica sua estratégia de se apresentar como o "novo" na eleição paulistana. Erundina é mais velha do que o tucano, que tem 70 anos.

"O PT quer trazer o governo da Erundina para o presente. Foi uma gestão reprovada pelo eleitor, assim como a da Marta", disse o deputado Orlando Morando (PSDB), da coordenação da campanha de Serra.

"O tempo ajudou a mostrar que a Erundina, além de ser uma referência de honestidade na política, fez uma grande gestão na prefeitura", rebateu o presidente municipal do PT, Antonio Donato.

Paraibana de Uiraúna, a deputada foi a primeira mulher e a primeira petista a governar a cidade. Ela trocou o PT pelo PSB em 1997, após uma série de desgastes iniciados quando aceitou convite de Itamar Franco para ser ministra da Administração.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro