Espanha anuncia novas medidas para reduzir o déficit público - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
07/07/2012 - 22h00m

Espanha anuncia novas medidas para reduzir o déficit público

Agence France Presse 
©AFP / Anne-Christine Poujoulat
Mariano Rajoy
Mariano Rajoy

MADRI (AFP) - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou neste sábado que adotará em breve importantes medidas para reduzir o déficit público, depois de uma nova semana de tensões nos mercados, preocupados com a situação econômica do país.

"Nos próximos dias, tomaremos decisões para reduzir o déficit público. Temos que voltar a tomá-las", afirmou Rajoy no encerramento do campus de verão de Faes, uma fundação do Partido Popular (conservador), no poder. "Nos próximos dias, tomaremos decisões em termos de reformas estruturais, algumas muito importantes", completou.

A preocupação pela situação econômica na Espanha se viu de novo refletida esta semana nos mercados, com o aumento do prêmio de risco - o diferencial que paga o bônus espanhol em relação ao bônus alemão de referência em 10 anos - e pelos altos juros que o país teve de pagar por sua dívida.

Rajoy tem previsto falar na próxima quarta-feira ante o congresso dos deputados sobre o resgate europeu dos bancos espanhóis, anunciado no mês passado.

O presidente do governo também pediu aos líderes da União Europeia para que executem os compromissos acordados na reunião de 29 de junho, entre eles a possibilidade de que o resgate bancário seja feito diretamente da Europa.

"Alcançamos acordos importantes e positivos para a Europa, mas o que determinará o verdadeiro êxito é que essas decisões se adequem a realidades concretas e palpáveis, de forma ágil, rápida e efetiva", disse Rajoy. "A Europa deve cumprir com a maior rapidez possível os acordos", completa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro