Estados Unidos e Cuba retomam segunda rodada de negociações em Washington - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
27/02/2015 - 08h45m

Estados Unidos e Cuba retomam segunda rodada de negociações em Washington

Agência Lusa 

Washington - Os Estados Unidos e Cuba voltam nesta sexta-feira (27) à mesa de negociações para discutir o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, anunciado em dezembro do ano passado.

Depois de um primeiro encontro em Havana, em janeiro, a segunda rodada ocorre no Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

Como aconteceu na capital cubana, a delegação norte-americana será chefiada pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e a equipa cubana por Josefina Vidal, diretora-geral para os EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

“Essas conversações dão continuidade ao diálogo iniciado em 22 de janeiro em Havana, Cuba, e são um passo fundamental para a implementação da nova direção das relações EUA-Cuba”, diz nota divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano. Informação anterior dizia que a rodada iria incidir “sobre matérias relacionadas à reabertura de embaixadas, incluindo as funções dos diplomatas” nos dois países.

As conversações entre Havana e Washington recomeçam depois de os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, terem anunciado em dezembro passado, uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século.

O anúncio foi feito após 18 meses de negociações secretas entre Washington e Havana, sob a intermediação do Vaticano e do Canadá.

O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão da ilha para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecido como o episódio da Baía dos Porcos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro