Estados Unidos, Rússia, Turquia e Arábia Saudita discutem conflito sírio nesta sexta - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
23/10/2015 - 09h23m

Estados Unidos, Rússia, Turquia e Arábia Saudita discutem conflito sírio nesta sexta

Agência Lusa 

Moscou - Os chefes da diplomacia da Rússia e dos Estados Unidos, Serguei Lavrov e John Kerry, respetivamente, encontram-se nesta sexta-feira (23), em Viena, com os responsáveis pelas relações exteriores da Arábia e da Turquia para discutir o conflito na Síria. A reunião ocorre três dias depois depois de uma visita surpresa do presidente sírio, Bashar Al Assad, a a Moscou. Foi a primeira viagem oficial de Assad desde o início da guerra civil, em março de 2011.

Os preparativos para o encontro entre o ministro russo, o secretário de Estado norte-americano e os chefes da diplomacia saudita e turca, Adel al-Jubeir e Feridun Sinirlioglu, respetivamente, foram discutidos quarta-feira (21) durante uma conversa telefónica entre Lavrov e Kerry, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, num comunicado.

Lavrov propôs, entretanto, organizar, “no mesmo dia, no mesmo lugar, uma reunião do Quarteto para o Oriente Médio”, composto pelos Estados Unidos, pela Rússia, União Europeia e pelas Nações Unidas. O quarteto foi constituído em 2002 com o objetivo de assumir um papel de mediador no processo de paz entre israelenses e palestinos, tarefa em que tem obtido, até agora, pouco sucesso.

Segundo a diplomacia russa, a proposta de Moscou leva em conta a situação extremamente tensa nas relações entre palestinios e israelenses, especialmente nos lugares considerados sagrados em Jerusalém.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro