Estudantes da cidade serão os gandulas da seleção de Portugal - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
07/06/2014 - 16h17m

Estudantes da cidade serão os gandulas da seleção de Portugal

Agência Hoje 

Campinas (Agência Hoje) - Vencedores de uma concorrência que reuniu 1.800 candidatos, 12 estudantes da rede pública de ensino de Campinas foram escolhidos como gandulas da seleção de futebol de Portugal. A avaliação incluiu quesitos como melhores notas, frequência, envolvimento com o esporte e disciplina.

Hoje, além do conhecimento geral, elas sabem quase tudo sobre a seleção de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, e se orgulham disso. Os 12 aprenderam sobre a história de Portugal, os costumes, as manias do povo e o seu futebol envolvente, considerado um dos melhores da Europa.

"Eles falam meio enrolado e comem bastante bacalhau", fala Gabriel Paixão de Alencar, de 14 anos, enquanto Carlos Henrique dos Santos, também de 14, lembra que  "trata-se de um país que praticamente colonizou o Brasil". História à parte, o grande interesse mesmo é a seleção portuguesa e o seu principal ídolo, Cristiano Ronaldo.

Os meninos foram escolhidos como "cata-bolas", termo usado pelos portugueses para designar os gandulas. Durante os treinos da seleção portuguesa, eles estarão presentes para repor as bolas em jogo com agilidade e precisão. A primeira experiência está marcada para a próxima quarta-feira, dia 11, a partir das 17h30.

Os jogadores de Portugal terão o primeiro contato com bola no Brasil no campo do hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas, onde a delegação está instalada. "Vou poder contar para filho, neto...dizer que trabalhei de gandula, conheci Cristiano Ronaldo, a fera, o melhor do mundo. Vai ser uma lição de vida", comenta Diogo dos Santos Teixeira, 15 anos.

Débora Cristina Araújo, 14 anos, é a única representante feminina em um time de gandulas formado quase exclusivamente por rapazes. E ela promete não fazer feio dentro de campo. "Jogo futebol de campo e de salão. No salão eu sou ala, e no campo atuo como lateral, zagueira", revela. E como não poderia ser diferente, ela não vê a hora de conhecer aquele que a inspira em muitas jogadas.

"Sei que eles têm o melhor do mundo, o famoso CR7 - Cristiano Ronaldo - e eu acho que vai ser bem melhor. Às minhas amigas, peço que me respeitem porque sou eu que estarei lá catando a bola para ele", brinca a garota.

Veja quem são e onde estudam os 12 meninos brasileiros que participarão dos treinos da seleção de Portugal:

Carlos Eduardo Silva Santos - EMEF Cemefeja Paulo Freire

Carlos Henrique dos Santos Parmejane - EMEF Maria Pavanatti Fávaro

Débora Cristina de Araujo - EMEF Edson Luis Lima Souto

Diogo dos Santos Teixeira - EMEF José Narciso Erenberg

Felipe Araujo de Brito - EMEF Correa de Mello

Gabriel Lopes Ricardo - EMEF Presidente Floriano Peixoto

Gabriel Paixão de Alencar - EMEF Silvia Simões Magro

Jackson Custódio Freitas - EMEF: Leão Vallerie

José Wanderson Narciso da Silva - EMEF Carmelina de Castro Rinco

Leonardo Fernandes - EMEF Maria Luiza Pompeo de Camargo

Pedro Vanacci da Silva - EMEF Lourenço Bellochio –

Thales Alexandre de Lima da Silva - EMEF Violeta Dória Lins

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro