EUA anunciam maior transferência de presos de Guantánamo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
16/08/2016 - 10h55m

EUA anunciam maior transferência de presos de Guantánamo

Agência Brasil/Agência Ansa 
Divulgação/Agência Brasil
Base de Guantánamo, em Cuba
Base de Guantánamo, em Cuba

Roma - O governo dos Estados Unidos anunciou a transferência de 15 detidos na Base de Guantánamo, em Cuba, para os Emirados Árabes, a maior já registrada desde o anúncio da intenção de desativar o presídio.

Entre os 15 que serão transferidos, 12 são de origem iemenita e três afegãos.

Com a transferência, anunciada pelas autoridades do Pentágono nesta segunda-feira (15), o número de presos na instituição cai para 61.

Uma parte dos prisioneiros restantes deve ser enviada a outros países, enquanto os considerados mais perigosos devem ser levados a penitenciárias de segurança máxima em território norte-americano.

O fechamento de Guantánamo é uma das bandeiras do governo de Barack Obama e foi uma de suas principais promessas de campanha m 2008.

Aberto há mais de uma década, após os atentados do dia 11 de setembro de 2001, no auge da chamada "Guerra ao Terror", o local é constante alvo de críticas por seus métodos não ortodoxos e pelo fato de que os detidos não chegaram a passar por julgamento. Organizações humanitárias alegam que Guantánamo é palco de violações dos direitos humanos e de tortura

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro