EUA pedem que Israel termine conflito com Estado palestino - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 17/04/2024
 
24/03/2015 - 14h30m

EUA pedem que Israel termine conflito com Estado palestino

Agência Brasil/Leandra Felipe 
Reprodução
"Os Estados Unidos estão gastando muita energia neste objetivo [paz entre os dois Estados]", disse Denis McDonough
"Os Estados Unidos estão gastando muita energia neste objetivo [paz entre os dois Estados]", disse Denis McDonough

Atlanta (EUA) - A Casa Branca pediu nessa segunda-feira (23) que o governo de Israel reavalie a postura e que acabe com o conflito com o Estado palestino. O chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, pediu que o governo de Israel demonstre comprometimento com a solução pacífica para o conflito entre isralenses e palestinos.

“Os Estados Unidos estão gastando muita energia neste objetivo [paz entre os dois Estados]”, disse McDonough horas depois de o primeiro-ministro isralense Benjamin Netanyahu ter pedido desculpas sobre comentários que havia feito contra as minorias árabes-israelenses e também depois de Israel ter boicotado uma reunião do Conselho de Segurança na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Na reunião, o colegiado, discutiu a ofensiva isralense e a ocupação na Faixa de Gaza.

“Já é hora de Israel terminar esta ocupação”, defendeu, referindo-se à ocupação isralense da Faixa de Gaza, que dura 50 anos. Nas declarações feitas à imprensa, o chefe de gabinete disse que os Estados Unidos não podem ignorar os comentários de Netanyahu e pediu seriedade para com o tema.

McDonough disse que a Casa Branca continua incomodada com os comentários feitos por Netanyahu na véspera da eleição em Israel, quando o premiê disse que não permitiria a criação de um Estado palestino enquanto estivesse no poder.

“Não podemos simplesmente fingir que tais comentários nunca foram feitos”, acrescentou McDonough. Netanyahu venceu a eleição de 17 de março em Israel e está trabalhando para formar uma nova coalizão de governo.

McDonough é um dos principais auxiliares do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele disse que os Estados Unidos eram contrários à construção de assentamentos judeus em território reivindicado pelos palestinos, questão de grande sensibilidade nas negociações de paz para o Oriente Médio.

“Vamos continuar a nos opor às atividades de assentamento, pois isso prejudica os prospectos de paz”, afirmou. Ele frisou que o governo norte-americano não deixará de trabalhar por uma solução pacífica entre os dois Estados.

Netanyahu tem feito declarações contraditórias sobre o Estado palestino. Antes das eleições de 17 de março, ele disse que era contrário à criação de um Estado para os palestinos, mas, depois das eleições, disse que não se opunha à ideia.

McDonough destacou que os palestinos deveriam ter “o direito de viver em um Estado soberano e de se governar a eles próprios”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro