EUA responsabilizam Al Qaeda por ameaças terroristas a voos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
21/02/2014 - 11h18m

EUA responsabilizam Al Qaeda por ameaças terroristas a voos

Agência Lusa 
Arquivo
EUA dizem que Al Qaeda está por trás de ameças a voos internacionais
EUA dizem que Al Qaeda está por trás de ameças a voos internacionais

Washington - O governo norte-americano vinculou hoje (21) à Al Qaeda, na Península Arábica, as ameaças feitas nessa semana sobre possíveis ataques terroristas com explosivos escondidos em sapatos em voos internacionais com destino aos Estados Unidos, revelaram fontes oficiais à CNN.

A ameaça, que obrigou Washington a pedir às companhias aéreas que reforcem os controles de segurança, estaria ligada a Ibrahim Hassan Tali Al Asiri, que os Estados Unidos consideram agente e fabricante de bombas para a Al Qaeda na Península Arábica.

Em comunicado, o Departamento de Segurança Nacional confirmou o alerta, que vinculou a informações que partilha no interior e exterior sobre possíveis ameaças.

Fontes oficiais explicaram à NBC que o alerta não está relacionado aos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrem na cidade russa de Sochi e sobre os quais recaem, há vários meses, ameaças de atentados. O alerta também não está diretamente relacionado a uma determinada companhia aérea, ao país ou ao momento.

Um ataque com explosivos escondidos em sapatos foi a forma usada pelo terrorista Richar Reid em 2001, quando tentou detonar uma bomba em um voo entre Paris e Miami operado pela American Airlines.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro