Europa combaterá o fundamentalismo a partir da escola - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
17/03/2015 - 15h11m

Europa combaterá o fundamentalismo a partir da escola

Agência Lusa 
Reprodução
Os ministros lançaram os alicerces do plano de ação que será apresentado em 18 de maio, no Conselho de Educação e Cultura.
Os ministros lançaram os alicerces do plano de ação que será apresentado em 18 de maio, no Conselho de Educação e Cultura.

Paris - Os ministros da Educação de 26 países da União Europeia estabeleceram nesta terça-feira (17) os meios para lutar contra o fundamentalismo a partir das escolas, promovendo valores de tolerância e respeito aos outros e às suas diferenças.

Em uma reunião em Paris para promover “a educação, a cidadania, os valores comuns de liberdade, tolerância e não discriminação” os ministros lançaram os alicerces do plano de ação que será apresentado em 18 de maio, no Conselho de Educação e Cultura.

Os participantes adotaram uma declaração em que reafirmam a determinação em trabalhar conjuntamente para defender valores fundamentais da União Europeia, como “o respeito pela dignidade humana, a liberdade, especialmente a de expressão; a democracia, a igualdade, o Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos”.

Em Portugal, o Ministério da Educação e Ciência reconheceu o papel decisivo da educação na promoção de um convívio democrático e de um futuro em liberdade, em primeiro lugar pelo papel que a educação rigorosa tem na preparação dos jovens para a sua integração plena na vida ativa, tanto no campo profissional como cultural e social”, informa o documento.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro