Exército do Egito planeja construir trincheira ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
23/06/2015 - 10h54m

Exército do Egito planeja construir trincheira ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza

Agência Lusa 

Cairo - O Exército egípcio planeja cavar um fosso ao longo da fronteira com a faixa de Gaza para fechar os túneis ilegais e impedir o contrabando, disse nesta terça-feira (23) fonte oficial da província do Norte do Sinai à agência espanhola EFE.

O projeto prevê que o fosso, a 2 quilômetros da fronteira com o enclave palestino, tenha comprimento de 10 quilômetros, largura de 10 metros e profundidade de 20.

A trincheira contaria com torres de vigilância na fronteira de 14 quilômetros entre o Norte da península do Sinai e a Faixa de Gaza.

O plano já foi analisado em várias reuniões do governo egípcio e a decisão terá de ser aprovada pelas Forças Armadas, adiantou a mesma fonte.

Os palestinos de Gaza construíram centenas de túneis para passar mercadorias do Egito devido ao bloqueio israelense ao enclave, sobretudo desde que o movimento islâmico Hamas chegou ao poder no território em 2007.

O Egito tem denunciado que os túneis também são usados para o contrabando de armas e para a entrada de radicais no Sinai, onde se instalaram grupos jhadistas, que têm feito atentados mortais contra as forças de segurança egípcias.

As relações entre o Cairo e o Hamas vêm se deteriorando desde o golpe militar de julho de 2013 contra o então presidente egípcio Mohamed Morsi.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro