São Paulo, SP, 20/04/2024
 
13/05/2014 - 12h47m

Exposição Faces mostra o imaginário do povo africano no ICMC

Agência Hoje 
Casimiro Paschoal "Lumbandanga" da Silva
Exposição Faces mostra no ICMC/USP, em São Carlos, fotografias e poesias de Angola, na África
Exposição Faces mostra no ICMC/USP, em São Carlos, fotografias e poesias de Angola, na África

São Paulo (Agência Hoje) - A exposição fotográfica Faces está sendo apresentada no ICMC, na Biblioteca Achille Bassi, no Campus 1 da USP, em São Carlos, no período de 7 de maio a 6 de junho. As obras retratam o imaginário do povo africano, particularmente na aldeia de Mana Culele, na província de Huambo, região sul de Angola.

O cenário é Angola, na África, mais especificamente a Aldeia Mana Culele. O protagonista dessa história é Casimiro Paschoal “Lumbandanga” da Silva, funcionário da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que viajou para o país africano em abril de 2013. Nessa experiência, além de aprofundar o conhecimento sobre o berço de seus antepassados, fez um registro dos lugares por que passou, adquirindo o material que gerou a exposição.

Faces é resultado da viagem de um homem que há anos é militante na luta pela igualdade racial e conseguiu apresentar sua alma por meio de poesias e imagens. Ele vem, agora, propor à sociedade uma reflexão sobre a realidade de um país em reconstrução e o valor de um povo marcado pela escravidão e discriminação.

As imagens expostas traduzem um pouco do que ele viu e viveu em Angola. Por meio de retratos coloridos e em branco e preto, Casimiro procura expressar a espiritualidade e a graça do povo africano, as cores dos olhares, dos tecidos, dos dias chuvosos de Huambo ou das tardes ensolaradas e escaldantes de Luanda. Faces retrata, assim, o cotidiano de um povo que merece dignidade, respeito e políticas públicas decentes.

“Separados por um oceano, irmãos de cor e de sangue, fomos arrancados de nossa Terra Mãe, mas nunca seremos desconhecidos, pois nossas Faces se reconhecem e nossos olhares sempre se voltarão para um futuro melhor, de oportunidades e de valorização”, ressaltou Casimiro.

A exposição Faces está sendo realizada na Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400. Fica em cartaz de 7 de maio a 6 de junho, podendo ser visitada a qualquer hora, inclusive nos finais de semana. A exposição já passou pela biblioteca da EESC.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro