Exposição mostra luta de São Paulo contra Vargas há 80 anos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
10/07/2012 - 15h39m

Exposição mostra luta de São Paulo contra Vargas há 80 anos

Agência Hoje 
Divulgação/Memorial do Imigrante de São Paulo
Cartaz da exposição
Cartaz da exposição

O movimento constitucionalista de 1932, cujos 80 anos foram comemorados nesta segunda-feira (9), em todo Estado de São Paulo, está sendo mostrado em exposições promovidas pela Secretaria da Cultura.

Em celebração ao Movimento Constitucionalista de 1932, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apresenta o projeto “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista”.

O trabalho consiste em uma exposição museológica, sediada no novo edifício do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e duas mostras virtuais, todas inauguradas no dia 9 de julho.

A exposição sediada no edifício do Arquivo Público do Estado de São Paulo contextualiza como a insatisfação paulista pela perda de sua autonomia se transformou em um dos maiores movimentos armados da história do Brasil, envolvendo mais de 200 mil homens. Por meio de documentos, fotografias e objetos, a mostra percorre um período de 4 anos, iniciado ainda em 1930, com a formação do Governo Provisório e as medidas intervencionistas de Getúlio Vargas.

A partir daí, a exposição percorre os principais fatos – e suas consequências – do período que antecedeu ao dia 9 de julho de 1932, quando o combate armado efetivamente teve início. Entre eles, está a união dos dois mais importantes partidos da política paulista à época – Partido Republicano Paulista, representante das oligarquias cafeeiras, e Partido Democrático, representante de parte das camadas médias urbanas – em busca da mobilização popular para a luta constitucionalista.

Outro acontecimento em destaque na exposição é a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – que formam a famosa sigla MMDC – razão pela qual se intensificou a adesão popular à causa. Estão registrados também os esforços de guerra, com campanhas de arrecadação como “Ouro para o bem de São Paulo”, em que milhares de paulistas doaram alianças de casamento e outros bens para auxiliar no financiamento da batalha.

Já no ambiente de conflito, a exposição localiza geograficamente as principais frentes de batalha e revela o cotidiano dos jovens soldados nas trincheiras. Neste módulo estão expostos armas e objetos de uso pessoal, como indumentárias, garrafas, talheres, entre outros, que ajudam a contextualizar o ambiente em que os combates se desenvolveram.

Por fim, a mostra se dedica ao legado deixado pelo Movimento Constitucionalista. Embora derrotados nos campos de batalha, os paulistas se consideraram vitoriosos com a promulgação de uma nova constituição em 1934. As histórias e memórias do movimento estão materializadas em objetos, monumentos e documentos espalhados pelo estado. Fragmentos de um episódio que se consolidou como o principal movimento cívico de São Paulo.

A exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista”, fica em cartaz de 9 de julho a 02 de outubro no edifício do Arquivo Público do Estado de São Paulo, na Rua Voluntários da Pátria, 576, em São Paulo. O horário de visitação é de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, com entrada franca.

MOSTRAS VIRTUAIS

Justamente com o objetivo de mapear esse acervo deixado pelo Movimento Constitucionalista em todo o estado de São Paulo, o Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM), desenvolveu a mostra virtual “1932, acervos e memórias”, em cartaz no endereço www.museudaimigracao.org.br.

Mais do que a ambientação do conflito, o trabalho se dedica a reunir imagens e informações dos acervos ligados ao tema e que estão sob a guarda de instituições de preservação – museus, arquivos e bibliotecas – do estado de São Paulo. O material é o primeiro produto da “São Paulo História em Rede”, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que visa construir um grande banco de dados virtual com as referências dos acervos dos museus históricos paulistas.

Já a exposição “1932: a guerra paulista”, com curadoria do Arquivo Público do Estado de São Paulo, explora o tema de forma didática. Organizada em sete ambientes, a mostra passeia pelos principais acontecimentos do conflito, desde o panorama da política paulista à época, passando pelo cotidiano da batalha, as propagandas de guerra, até chegar à herança e ao legado deixado pelo movimento.

O trabalho, disponível em www.arquivoestado.sp.gov.br, ainda oferece proposta de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e uma seleção de fontes documentais sobre a temática.

DETALHES

Exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista”

Data: 9 de julho a 2 de outubro de 2012

Visitação: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 576, São Paulo

Preço: Grátis

Exposição virtual “1932, memórias e acervos”

Endereço: www.museudaimigracao.org.br

Data: A partir de 9 de julho de 2012

Exposição virtual “1932: a guerra paulista”

Endereço: www.arquivoestado.sp.gov.br

Data: A partir de 9 de julho de 2012

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro