Exposição revela olhar de moradores de rua sobre o impacto das Olimpíadas no Rio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
04/07/2016 - 13h27m

Exposição revela olhar de moradores de rua sobre o impacto das Olimpíadas no Rio

Agência Brasil/Paulo Virgílio  
Agência Brasil/Fernando Frazão
Exposição Um Novo Olhar Sobre as Olimpíada está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual
Exposição Um Novo Olhar Sobre as Olimpíada está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual

Rio de Janeiro - A pouco mais de um mês da abertura dos Jogos Olímpicos, uma exposição em cartaz na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio, revela o olhar de ex-moradores de rua sobre o impacto que as obras para o megaevento esportivo vêm causando na vida da cidade. A produção das 37 imagens que integram a mostra Um novo olhar sobre as Olimpíadas foi o trabalho final do curso de fotografia do qual 17 homens, com idade entre 18 e 50 anos, participaram nos meses de abril e maio deste ano.

O curso foi uma iniciativa da Agência Emaús, projeto social do Banco da Providência que promove a reinserção social de moradores de rua do sexo masculino. Localizada em Cordovil, na zona norte do Rio, Emaús acolhe homens adultos, que vivem nas ruas e estão com seus vínculos familiares desfeitos, em grande parte dependentes químicos.

Além do tratamento para a dependência, eles recebem ajuda psicológica, capacitação para o mercado de trabalho e treinam sua autonomia para viver fora das ruas. A metodologia empregada pelo projeto do Banco da Providência, instituição criada em 1959 por dom Hélder Câmara, então bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, procura reconhecer e desenvolver as habilidades de cada acolhido.

Para a realização do trabalho, os participantes do curso fizeram duas saídas fotográficas, sempre orientados pela instrutora do projeto, a educadora e psicóloga Marcelle Gebara. A primeira foi à Avenida Brasil, na altura da passarela 9, para retratar os transtornos que as obras do corredor expresso de ônibus BRT estão causando aos moradores da cidade, e a outra à Vila Autódromo, comunidade da zona oeste nas imediações do Parque Olímpico removida, em sua quase totalidade, pela prefeitura do Rio.

“Esse é um momento histórico para o Brasil e para o Rio de Janeiro e queremos mostrar o descaso, as remoções e as obras intermináveis. É o nosso ponto de vista. Já sentimos na pele o descaso do Poder Público. Espero que todo possam refletir a partir das fotos”, disse um dos participantes do projeto Ivan Charles Mendonça. Durante a cerimônia de formatura do curso, que marcou a abertura da exposição, Ivan também falou sobre o que o projeto tem representado para ele. “Já fui perdido e hoje estou encontrado. Eu já passei por muito sofrimento e hoje estou reconstruindo a minha vida”, afirmou.

Outro aluno do curso Daniel Oliveira saiu de casa aos 12 anos, por questões familiares. “Fiquei fugindo e voltando até que eu tomei gosto pela rua e não quis voltar mais. Já passei por muitos abrigos e muitos não são certos, alguns têm drogas, em outros, os educadores são muito agressivos”, contou. Um dos autores das imagens feitas na Vila Autódromo, Daniel está satisfeito com o acolhimento pelo projeto social. “Estou aprendendo muito lá, aprendendo a correr atrás do meu sonho, amadurecendo”.

Responsável pelas oficinas de comunicação crítica e de fotografia da Agência Emaús, Marcelle Gebara, elogiou o empenho dos alunos e o resultado da iniciativa. “Como instrutora desse projeto, agradeço a cada um que se permitiu criar um vínculo afetivo com a fotografia e com as pessoas através da fotografia”, disse.

A exposição Um novo olhar sobre as Olimpíadas fica em cartaz até o próximo dia 15 e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 11h às 19h. A entrada é gratuita. A Biblioteca Parque Estadual fica Avenida Presidente Vargas, 1261, no centro do Rio.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro