Fábricas de cultura da zona leste apresentam "Reprise", peça de circo com muito humor - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
25/07/2014 - 16h55m

Fábricas de cultura da zona leste apresentam "Reprise", peça de circo com muito humor

Agência Hoje 
Divulgação
População da Zona Leste poderá ver peça circense de humor nas fábricas de cultura
População da Zona Leste poderá ver peça circense de humor nas fábricas de cultura

São Paulo (Agência Hoje) - A peça teatral circense "Reprise", do grupo La Mínima, será apresentada nas Fábricas de Cultura da Zona Leste de São Paulo nos meses de julho e agosto, seguindo programação organizada pela Secretaria da Cultura do Estado. O trabalho valoriza números circenses, humor e paródias acrobáticas.

Em resumo, a história mostra dois palhaços que, ao descobrirem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário e pela mesma pessoa, entram em conflito para provar um ao outro sua prioridade no picadeiro. Depois de muitas discussões para definir quem irá realizar o trabalho, decidem fazer o show em conjunto, pois observam que juntos seus talentos se multiplicam e oferecem boa oportunidade de renovar o repertório.

O espetáculo, dirigido por Luciana Lima e supervisionado por Leris Colombaioni, tem no elenco os atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio. Além de manter uma característica circense, a peça encena uma metáfora sobre a amizade nos dias de hoje, buscando construir simbolicamente uma interpretação da construção e fortalecimento das relações humanas.

Com apresentações em mais de 13 cidades de São Paulo em teatros e festivais - como Mostra SESC Cariri de Cultura, Festival Mundial de Circo do Brasil, Mosaico Teatral e Festival Internacional de Palhaços - o espetáculo também recebeu o Prêmio Coca Cola Femsa de 2007 na Categoria Especial, que premiou os protagonistas pela valorização dos números circenses de humor físico e das clássicas paródias acrobáticas.

O espetáculo “Reprise” será apresentado primeiro na Fábrica de Cultura de Vila Curuçá, nos dias 25 e 26 de julho, sexta e sábado. Em agosto, o espetáculo acontece na unidade Parque Belém, nos dias 7 e 8, na Fábrica Cidade Tiradentes, nos dias 14 e 15, e na Fábrica de Itaim Paulista nos dias 21 e 22. Para encerrar as apresentações nas Fábricas, o espetáculo será realizado na unidade de Sapopemba, nos dias 28 e 29 de agosto.

Todas as sessões são gratuitas e terão início a partir das 15h, com duração de aproximadamente uma hora de espetáculo. A faixa etária recomendada é de crianças a partir de 5 anos de idade e 290 ingressos serão distribuídos gratuitamente na recepção das Fábricas de Cultura uma hora antes das apresentações.

Grupo La Mínima

Domingos Montagner e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram para as ruas reprises, entradas e outros números circenses desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino.

Em 1997 formaram o grupo La Mínima, com espetáculos de humor e paródias acrobáticas e durante 13 anos de jornada juntos, trabalharam com importantes diretores, mestres da arte de palhaço e de humor, tais como Leris Colobaioni, Leo Bassi, Chacovachi, Fernando Neves e Alvaro Assad.

Além de grandes premiações, o grupo também é fundador do Circo Zanni, coletivo que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na virada cultural das cidades.

As Fábricas de Cultura são um programa do Governo do Estado de São Paulo, implantado pela Secretaria da Cultura e viabilizado por meio de contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Instaladas em regiões socialmente críticas da capital paulista, as Fábricas de Cultura dão oportunidades a jovens e crianças de terem acesso a arte de qualidade em modernos prédios de aproximadamente seis mil m², abrindo as portas para uma nova realidade em suas vidas.

As crianças e adolescentes, nas Fábricas de Cultura, frequentam aulas de iniciação artística nas áreas de música, teatro, circo, dança, multimeios (filmagem e edição de vídeos), xadrez e artes plásticas, cada uma com várias modalidades, nos mais diversos estilos.

O local ainda serve de espaço para difusão cultural para os grupos e artistas dos bairros em que as Fábricas estão implantadas, abrigando espetáculos para toda a comunidade nos fins de semana, além de oferecer biblioteca com mais de dois mil títulos e cinema.

O Governo do Estado de São Paulo mantém nove Fábricas de Cultura em bairros da periferia da Capital Paulista: são cinco unidades na Zona Leste (Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá), duas na Zona Norte (Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e mais duas na Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo).

Mais uma unidade será inaugurada na Brasilândia, Zona Norte. As localidades foram escolhidas a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade e composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens.

Outras quatro unidades do programa Fábricas de Cultura são administradas pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís e FC Capão Redondo. As outras cinco são administradas pela Organização Social Cultural e Educacional – Catavento: FC Sapopemba, FC Parque Belém, FC Itaim Paulista, FC Vila Curuçá e FC Cidade Tiradentes.

SERVIÇO

Fábrica de Cultura Vila Curuçá

Espetáculo teatral circense de humor “Reprise”

Dias: 25 e 26 de julho

Horário: das 15h às 16h

Endereço: Rua Pedra Dourada nº65 (Jd.Robru)

Telefone: (11) 2016-3316

Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 21h

Sábados das 10h00 às 21h00 e Domingos das 10h00 às 17h00

Fábrica de Cultura Parque Belém

Espetáculo teatral circense de humor “Reprise”

Dias: 07 e 08 de agosto

Horário: das 15h às 16h

Endereço: Av. Celso Garcia, nº 2.231 - Portaria 1 ou Rua Nelson Cruz - Portaria 2, na altura do nº 2.200 da Av. Celso Garcia

Telefone: (11) 26183447

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

Espetáculo teatral circense de humor “Reprise”

Dias: 14 e 15 de agosto

Horário: das 15h às 16h

Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281

Telefone: (11) 2556-3624

Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 21h

Sábados das 10h00 às 21h00 e Domingos das 10h00 às 17h00

Fábrica de Cultura Itaim Paulista

Espetáculo teatral circense de humor “Reprise”

Dias: 21 e 22 de agosto

Horário: das 15h às 16h

Endereço: Av. Estudantes da China, nº500

Telefone: (11) 2025 1991

Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 21h

Sábados das 10h às 21h e Domingos das 10h às 17h

Fábrica de Cultura Sapopemba

Espetáculo teatral circense de humor “Reprise”

Dias: 28 e 29 de agosto

Horário: das 15h às 16h

Endereço: Rua Augustin Luberti, 300 (Fazenda da Juta) (Próximo ao Batalhão da PM) / Tel: (11) 2012-5803

Horário de funcionamento: terça a sexta das 10h às 21h

Sábados das 10h às 21h e Domingos das 10h às 17h

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro