Faixas exclusivas para ônibus já operam em 264 Km de ruas e avenidas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
18/11/2013 - 08h47m

Faixas exclusivas para ônibus já operam em 264 Km de ruas e avenidas

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
São Paulo passa a ter 264 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira, 18
São Paulo passa a ter 264 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira, 18

São Paulo (Agência Hoje) - Mais cinco novas faixas exclusivas para ônibus, com um total de 7,4 quilômetros, começaram a operar nesta segunda-feira, 18, em São Paulo, elevando para 264 quilômetros o total implantado na cidade desde janeiro de 2013, quando o prefeito Fernando Haddad assumiu a Prefeitura e lançou o projeto.

Com o bom resultado obtido e a aprovação de usuários e motoristas, a Prefeitura ampliou a meta de implantação de faixas para ônibus, elevando dos iniciais 150 quilômetros, para 300 quilômetros até o final do ano. Estudo preliminar divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%.

Mais 3,9 km de faixas exclusivas para ônibus serão implementados no eixo formado pelas avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann. Os coletivos terão prioridade à direita, em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

A alteração maior ocorre na avenida Sumaré, onde a faixa à esquerda, que vinha sendo destinada aos motociclistas, fica desativada e dá lugar a faixa exclusiva para ônibus. Para compensar, a Prefeitura vai implantar bolsões do Projeto Frente Segura, que abre espaço preferencial para as motos em relação aos automóveis.

Veja onde as novas faixas entram em operação nesta segunda-feira, 18:

Na Av. Antártica, logo após a Rua Barão de Tefé até a Praça Marrey Junior;

Na Av. Sumaré, em toda a sua extensão;

Na Av. Paulo VI, em toda a sua extensão;

Na Av. Henrique Schaumann, no trecho entre a Av. Paulo VI e a Rua Cardeal Arcoverde.

A motofaixa existente à esquerda na avenida Sumaré será desativada. Em contrapartida, serão implantados bolsões do Projeto Frente Segura, da CET, junto aos principais cruzamentos da Av. Sumaré, Av. Paulo VI e Av. Antártica.

Adotada em setembro de 2006 em caráter piloto, a faixa exclusiva para motocicletas no eixo das avenidas Sumaré/Paulo VI se localizava, até este ano, à esquerda dessas vias, junto ao canteiro central, em praticamente toda a sua extensão, perfazendo 3 km por sentido, desde a Praça Marrey Junior até a Rua Lisboa.

Avenida Radial Leste e Rua Melo Freire, na Zona Leste

Mais 300 metros de faixa exclusiva à direita serão implementados na Radial Leste, no sentido Bairro. Os coletivos passarão a ter prioridade também na Rua Melo Freire, em novo trecho, entre as ruas Monte Serrat e Francisco Marengo. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 23 horas.

Antes desse prolongamento, a faixa exclusiva em direção ao Bairro, com início na Av. Alcântara Machado junto à Rua da Figueira, se estendia até a Rua Melo Freire nas proximidades com a Rua Vilela e reiniciava logo após a Rua Francisco Marengo.

Rua dos Bandeirantes, no Centro

200 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus serão implementados na Rua dos Bandeirantes, em sentido único, no trecho entre a Rua Afonso Pena e a Av. Santos Dumont. A nova faixa, localizada no Centro da cidade, vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 22 horas, bem como aos sábados, das 6 às 14 horas.

Carandiru, na Zona Norte

Mais 1,8 km de faixas exclusivas para o transporte público será implementado na região do Carandiru, na Zona Norte da cidade. Os coletivos terão prioridade à direita na Avenida Zaki Narchi, de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas, em ambos os sentidos.

Em direção ao Centro, a faixa será implantada entre a Avenida Moysés Roysen e a Av. Cruzeiro do Sul. Já rumo ao Bairro, a faixa será implantada entre a Avenida Moysés Roysen e a Praça Orlando Silva. Esta nova faixa será interligada às faixas implantadas recentemente na Av. Luiz Dumont Villares e na Av. General Ataliba Leonel.

Av. Senador Auro Soares de Moura Andrade e Rua Mário de Andrade, na Zona Oeste

A Avenida Senador Auro Soares de Moura Andrade e a Rua Mário de Andrade, na Barra Funda, Zona Oeste da cidade, ganharão 1,2 km de faixa exclusiva à direita. A exclusividade para o transporte coletivo valerá em ambos os sentidos das vias, de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas, nos seguintes trechos:

Na Av. Sen. Auro Soares de Moura Andrade, entre a Rua Pedro Machado e a Avenida Pacaembu;

Na Rua Mário de Andrade, entre as avenidas Pacaembu e General Olímpio da Silveira.

Avenida Sargento Geraldo Santana, na Zona Sul

Os automóveis terão uma faixa de rolamento liberada para circulação na Avenida Sargento Geraldo Santana, em Interlagos, na Zona Sul da cidade, no sentido Interlagos, no trecho de 120 metros entre a Rua Prof. Guilherme Belfort Sabino e a Av. Interlagos.

A faixa exclusiva para ônibus foi implantada à direita em 26 de agosto passado, perfazendo 120 metros de comprimento. No sentido para a Av. Interlagos, os coletivos tinham a exclusividade por período integral no trecho entre a Rua Prof. Guilherme Belfort Sabino e a Av. Interlagos.

Os ajustes válidos a partir de 18 de novembro têm por objetivo melhorar o acesso de ônibus e demais veículos à Av. Yervant Kissajikian para chegar à região de Cidade Ademar.

Multa e Fiscalização

Os funcionários da Prefeitura continuam advertindo que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro