Falha no fornecimento elétrico afeta quase 260 mil imóveis no DF - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
22/01/2015 - 17h41m

Falha no fornecimento elétrico afeta quase 260 mil imóveis no DF

Agência Brasil/Ivan Richard e Danyele Soares  
Agência Brasil/Arquivo
O problema ocasionou o desligamento de quatro subestações da Companhia Energética de Brasília
O problema ocasionou o desligamento de quatro subestações da Companhia Energética de Brasília

Brasília - Dois dias após a queda no fornecimento de energia que deixou sem luz 11 estados e o Distrito Federal (DF), uma nova pane, agora em duas subestações de Furnas no DF, provocou falta de energia em cinco regiões da capital do país às 6h50. O problema ocasionou o desligamento de quatro subestações da Companhia Energética de Brasília (CEB), concessionária responsável pelo abastecimento local.

A falta de luz atingiu também o metrô do DF das 6h52 às 7h18. Cinco estações em Ceilândia, de um total de 24 em todo o Distrito Federal, ficaram sem energia. O problema não chegou a parar os trens, mas os vagões circularam em baixa velocidade, o que provocou atraso de cerca de 20 minutos, segunda a Companhia do Metropolitano do DF. Sem luz, as catracas foram liberadas e algumas pessoas entraram sem pagar. A Companhia ainda não estimou o prejuízo.

De acordo com a CEB, 257.520 unidades consumidoras, entre residências e estabelecimentos comerciais, nas regiões de Ceilândia, Taguatinga, Guará, Estrutural, Lúcio Costa e Vicente Pires foram afetadas pela falha no fornecimento de energia elétrica das subestações Ceilândia Sul, Ceilândia Norte, Guará e Taguatinga. O problema teve reflexo também no trânsito do DF. Vários semáforos deixaram de funcionar, o que provocou congestionamentos em vários pontos da cidade.

Segundo a companhia, a energia foi restabelecida às 7h39. A empresa informou ainda desconhecer a causa do desligamento e disse que a responsabilidade sobre o caso é de Furnas. Procurada pela reportagem, Furnas informou que técnicos da empresa estão apurando a falha e, em breve, vão se pronunciar sobre a falta de luz.

Ontem, às 13h29, um blecaute atingiu o DF. Um dos três transformadores da Subestação 2 da CEB, localizada na Asa Sul, zona central de Brasília, apresentou defeito e provocou o desligamento da subestação, deixando diversas regiões do centro da capital federal sem luz. Em nota, a companhia afirmou que a energia foi restabelecida às 13h47 e que equipes da CEB trabalharam para recuperar o transformador.

A CEB informou também que se algum morador registrar falta de luz em outros locais deve entrar em contato a empresa, por meio do telefone 116, para que técnicos possam verificar o problema.

O Distrito Federal é abastecido por meio da energia de três subestações de Furnas e das usinas Corumbá III e IV. O Sistema Furnas é formado por 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e 65 subestações.

Em nota divulgada após a publicação da reportagem, Furnas informou que às 6h55 houve o desligamento automático, pela atuação dos dispositivos de proteção, de linhas de transmissão conectadas à subestação Brasília Sul. Segundo a empresa, logo após a ocorrência foi iniciado o processo de recomposição do sistema de transmissão e o problema foi resolvido às 7h37. Técnicos de Furnas estão apurando o que causou o desligamento.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro