Falhas técnicas provocam a troca de 340 urnas em SP; 4 pessoas presas em São Roque - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
26/10/2014 - 19h19m

Falhas técnicas provocam a troca de 340 urnas em SP; 4 pessoas presas em São Roque

Agência Brasil/Bruno Bocchini 

São Paulo - No estado de São Paulo, 340 urnas tiveram de ser substituídas - 0,38% de um total de 90.026 - até as 16h30 de hoje (26). De acordo com boletim divulgado às 17h30 pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), apenas uma urna teve de ser trocada por outra que usa cédulas em papel, no bairro do Grajaú, na capital paulista.

O cartão flash (de memória) da urna apresentou problema. Os votos que já haviam sido computados terão de ser recuperados por meio da memória interna da urna.

Na cidade de São Roque, no interior do Estado, quatro pessoas foram presas por divulgação de propaganda e poderão ser condenadas a detenção de 6 meses a um ano. Duas pessoas foram presas em Jandira, na Grande São Paulo, pelo crime de boca de urna, e poderão ser condenados a detenção de seis meses a um ano. Em Embu-Guaçu, na região metropolitana de São Paulo, um eleitor foi preso por tirar foto na cabine de votação.

O caso mais grave em São Paulo ocorreu em Perus, bairro da zona norte da capital paulista, onde um eleitor de 18 anos foi preso em flagrante por danificar a tela de duas urnas. A ação ocorreu na Escola Técnica Gildo Bezerra Brandão e provocou travamento das máquinas, que precisaram ser substituídas.

Segundo o TRE, o eleitor entrou na 418ª Seção Eleitoral e destruiu uma urna a murros. Logo em seguida, dirigiu-se a seção ao lado, a 443, e repetiu a ação. Ele está detido na 46ª Delegacia Policial da capital, onde será ouvido.

O jovem pode ser condenado de cinco a dez anos de reclusão por causar, de forma proposital, dano ao equipamento usado na votação.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro