Famiglia Mancini, a inspiração veio das cantinas do Brás - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
24/03/2012 - 13h52m

Famiglia Mancini, a inspiração veio das cantinas do Brás

Agência Hoje 
Mancini/Divulgação
Famiglia Mancini, comida farta e atendimento cortez, atraem clientes do mundo inteiro
Famiglia Mancini, comida farta e atendimento cortez, atraem clientes do mundo inteiro

Alegre, festivo e sempre lotado, o restaurante Famiglia Mancini cresceu tanto que hoje domina a rua Avanhandava, pequena travessa na Augusta, no centro de São Paulo. O que atrai centenas de pessoas de todos os lugares do Brasil é a comida farta, de qualidade, sem dúvida. Mas é também o estilo bonachão dos donos da casa.

A história do restaurante começou em 1980, exatamente no dia 10 de maio, quando dona Marianina, mãe de Walter Mancini, o idealizador de tudo, começou a preparar a "comida da mamma" e oferecê-la aos clientes na mesma rua Avanhandava. O resultado não podia ser melhor. Desde os primeiros dias as filas se formavam na porta e todo mundo esperava satisfeito.

Para facilitar a vida de garçons e frequentadores, uma inovação: os antepastos colocados em simpáticos utensílios ficavam à disposição de todos. Era ver, sentir o aroma, escolher e colocar no prato, ali perto. E como calcular a despesa? Surgiu uma nova ideia, a balança salvadora, com preço por quilo, seria a solução.

De tão inteligente e engenhosa a iniciativa ganhou adeptos e hoje praticamente todos os restaurantes de São Paulo a adotam, vendendo refeições por quilo. A história do Famiglia Mancini tem esses lances pitorescos e sobretudo muita garra para preparar pratos saborosos que agradem ao paulistano, ao brasileiro, ao turista estrangeiro.

São os próprios donos que contam a história. "Desde sua abertura, as receitas levam toques caseiros e são feitas com a tradição da culinária italiana, vinda com os primeiros imigrantes da cidade O uso de ingredientes selecionados garante o sabor especial, que aliado ao clima do ambiente decorado, transporta os visitantes para um pedaço da Itália que habita as raízes de São Paulo".

Todos na casa consideram que "tradição e inovação são as marcas do sucesso do Famiglia Mancini", sendo que a primeira grande inovação " foi manter a porta do restaurante aberta. Antigamente, era comum deixar as portas das casas abertas, a vizinhança era pequena e todos eram convidados a entrar. E assim é até hoje no Famiglia Mancini: portas abertas para que todos se sintam como se estivessem em casa".

Outra inovação foi expor os antepastos à vista na entrada do restaurante. A inspiração veio do Mercado Municipal, onde os produtos ficam fáceis à mão. A vantagem é que o cliente podia escolher, pegar e comer sem restrição. "Daqui surgiu a idéia de colocar uma balança para os clientes pesarem a porção e saberem antes quanto iam pagar. E essa história toda deu origem à comida por quilo, que se multiplicou pelos restaurantes da cidade", contam, no mais puro e alegre estilo italiano.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro