Farc matam 12 militares em emboscada na fronteira da Venezuela - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
22/05/2012 - 07h37m

Farc matam 12 militares em emboscada na fronteira da Venezuela

Agence France Presse 
©AFP/Arquivo / Mauricio Duenas
Soldado colombiano em setembro de 2007 em Uribia, departamento de La Guajira, na fronteira com a Venezuela
Soldado colombiano em setembro de 2007 em Uribia, departamento de La Guajira, na fronteira com a Venezuela

BOGOTÁ, Colômbia (AFP) - Ao menos 12 militares colombianos morreram nesta segunda-feira em uma emboscada da guerrilha das Farc na zona rural do departamento de La Guajira, na fronteira com a Venezuela, confirmaram as autoridades regionais à AFP.

"Lamentavelmente, há 12 soldados mortos e quatro soldados feridos, que estão sendo atendidos em centros médicos", disse Yusti María López, secretária de governo do município de Maicao, capital de La Guajira.

O ataque, atribuído à Frente 59 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ocorreu em Serranía del Perijá, na localidade conhecida por La Majayura, na zona rural de Maicao (1.500 km ao norte de Bogotá).

"Isto que ocorreu em La Guajira é um revés dentro de uma guerra que estamos ganhando. As Farc estão desesperadas por nossa ofensiva e estratégia, reagem à eficiência da nossa força pública", afirmou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em entrevista à TV.

"Lamentamos muito. Aqui não podemos baixar a guarda. Nossa ofensiva seguirá até o objetivo de impor a paz neste país", garantiu Santos.

Segundo o governador de La Guajira, Francisco Gómez, o ataque matou "um subtenente, um cabo e dez soldados do batalhão Gustavo Matamoros de Costa, da 10ª Brigada do Exército".

O comandante do Exército, general Sergio Mantilla, revelou que cerca de 90 guerrilheiros atacaram os militares com armas automáticas e bombas, quando o grupo "prestava segurança a trabalhadores que reparavam torres de energia danificadas pelas Farc".

"O que sabemos é que esta Frente das Farc provavelmente estava na Venezuela e voltou para atacar os militares, fugindo novamente para o país vizinho", destacou o general Mantilla, acrescentando que a ação ocorreu a 300 metros da fronteira.

Após tomar conhecimento do ataque, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou reforçar a vigilância na região e entrou em contato com Santos para garantir que "não permitirá incursões de qualquer grupo armado (...) a partir do território venezuelano".

"Não vamos permitir que grupos irregulares, não importa de que orientação (...), utilizem a Venezuela como base para treinar ou atacar forças de outros países, neste caso a Colômbia", disse Chávez.

As Farc são a maior guerrilha da Colômbia , com mais de 9 mil combatentes, segundo o ministério colombiano da Defesa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro