Fast Shop, TerraCycle e Coopermiti apoiam reciclagem de e-lixo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
29/04/2015 - 15h20m

Fast Shop, TerraCycle e Coopermiti apoiam reciclagem de e-lixo

Agência Hoje* 
Reprodução
Parceria com TerraCycle busca aumentar volume de resíduos eletrônicos coletados no Brasil
Parceria com TerraCycle busca aumentar volume de resíduos eletrônicos coletados no Brasil

São Paulo (Agência Hoje) - A pouca disponibilidade de resíduos eletrônicos para reciclagem está levando a rede de lojas Fast Shop e a TerraCycle a trabalharem em conjunto com Coopermiti para ampliar o volume arrecadado.

Única cooperativa em São Paulo especializada em reciclagem de e-lixo, a Coopermiti opera com apenas 30% de sua capacidade por causa da falta de resíduos eletrônicos. Para ajudá-la em sua missão ambiental e movimentar arrecadações desse tipo de resíduo, a rede varejista de produtos eletroeletrônicos lançou o programa “De Volta Ao Ciclo”.

A iniciativa é da Fast Shop em parceria com a líder global de gestão de resíduos não recicláveis, a TerraCycle. Todos os consumidores foram convidados a participar. Eles poderão levar HD´s, teclados, mouses, desktops, monitores CRT, monitores LCD, notebooks e netbooks obsoletos a qualquer loja da rede Fast Shop no Estado de São Paulo.

A Coopermiti promove recuperação, reutilização, reciclagem e comercialização de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), resultantes da desmontagem de aparelhos como computador, mouse, teclado, notebook, impressora, celular, cafeteira, entre outros.

Além de convênio com a Prefeitura de São Paulo, a cooperativa possui certificados ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004 e foi pioneira no Brasil ao firmar parceria com órgão de gestão pública para incentivar o descarte ambientalmente correto.

Desde 2010, a Coopermiti desenvolve um trabalho de reciclagem e reutilização alinhado à educação ambiental, inclusão digital e desenvolvimento social. Abriga também um museu com acervo de equipamentos eletrônicos antigos, como computadores, telefones, celulares, máquinas de escrever, além de uma Oficina de Arte com obras feitas a partir de resíduos eletroeletrônicos.

Atua também como central de triagem desses resíduos, com emprego de tecnologia e competência técnica para liderar processos de manufatura e logística reversas.

Para apoiar a cooperativa em missão socioambiental, a Fast Shop em parceria com a TerraCycle criou o programa “De Volta ao Ciclo”, responsável por encaminhar mais de cinco toneladas de aparelhos eletrônicos desde 2013, quando foi lançado.

A rede é a primeira empresa privada a apoiar o trabalho da cooperativa e idealizou a campanha com o objetivo de aumentar as captações da Coopermiti, que opera com apenas 30% de seu potencial por falta de resíduos.

O baixo índice contrasta com o estudo do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), que aponta o Brasil como o país emergente que gera o maior volume anual de lixo eletrônico per capita.

Os clientes da Fast Shop podem contribuir com a iniciativa de maneira fácil, gratuita e com a garantia de que todos os equipamentos serão encaminhados à Coopermiti: basta levá-los a qualquer loja de rede no Estado de São Paulo. São aceitos: HD´s, teclados, mouses, desktops, monitores CRT, monitores LCD, notebooks e netbooks.

A lista com os endereços das lojas Fast Shop do estado de São Paulo participantes do “De Volta ao Ciclo” pode ser consultada no site: http://www.fastshop.com.br/loja/rede-lojas

Sobre a Fast Shop

A Fast Shop é uma rede de 90 lojas de produtos eletroeletrônicos distribuídas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Vende também para o Brasil inteiro pelo site www.fastshop.com.br e pelo televendas 3003-3278 (3003 FAST).

Além dos últimos lançamentos das melhores marcas, a Fast Shop oferece serviços de automação residencial, instalação, seguros contra roubo e furto qualificado, garantia estendida e lista de casamento.

Sobre a TerraCycle

Criada em 2001 nos EUA pelo calouro universitário Tom Szaky, a TerraCycle hoje é líder mundial na gestão de resíduos de difícil reciclabilidade e está presente em 23 países. A empresa iniciou sua expansão global em 2009, com a TerraCycle do Brasil como primeira filial na América Latina.

Atualmente, presta serviços para grandes empresas como Faber- Castell, Avon, Coppertone, Colgate- Palmolive, L’Oréal (Garnier), Fast Shop e 3M (Scotch-Brite). As pessoas podem fazer parte da missão socioambiental da TerraCycle, colaborando com o meio ambiente enquanto ajuda também escolas e instituições sem fins lucrativo.

Os interessados podem se cadastrar gratuitamente no site www.terracycle.com.br

* Com informações de Mônica Pirrongelli

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro