Feiplastic 2015 vai mostrar história dos plásticos no Brasil - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
30/04/2015 - 14h06m

Feiplastic 2015 vai mostrar história dos plásticos no Brasil

Agência Hoje* 
Reprodução
Maior feira de plásticos da América do Sul, a Feiplast, quer mostrar vantagens da coleta seletiva e da reciclagem
Maior feira de plásticos da América do Sul, a Feiplast, quer mostrar vantagens da coleta seletiva e da reciclagem

São Paulo (Agência Hoje) - A Operação Reciclar será apresentada pela Plastivida na mostra Feiplast 2015, a ser realizada no período de 4 a 8 de maio, no Anhembi, em São Paulo. Os visitantes poderão conhecer a história dos plásticos, suas aplicações, coleta seletiva e processos de reciclagem.

A Plastivida e o Instituto do PVC estarão presentes na Feiplastic 2015, a maior feira do setor do plástico da América Latina, que será realizada no Anhembi, em São Paulo. Com o objetivo de reforçar a importância da educação ambiental, as entidades vão levar ao evento informações técnicas e práticas para que o visitante perceba a importância dos plásticos e suas contribuições para o desenvolvimento social.

Os visitantes conhecerão maneiras de se descartar corretamente e reciclar plásticos como o EPS (poliestireno expandido, mais conhecido como Isopor®), o PVC, aparas e embalagens, e verá de perto uma usina de reciclagem em funcionamento.

Também ficarão sabendo como os plásticos mudaram o dia a dia das pessoas no decorrer da história até os dias atuais, participando de importantes inovações tecnológicas de segmentos como medicina, setor aeroespacial, automotivo, entre outros.

Palestras técnicas, desfiles de roupas confeccionadas com plástico reciclado, exposição de produtos reciclados e de novas tecnologias como a impressão 3D serão algumas das atrações do estande das entidades.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, é sempre importante ressaltar os benefícios sociais e ambientais oferecidos pelos plásticos e promover a correta informação para que a sociedade possa fazer o melhor uso desses materiais.

“Ao longo dos anos, a cadeia produtiva tem trazido uma série de inovações para que o dia a dia das pessoas seja beneficiado pelos produtos de plástico”, afirma o executivo. E completa: “esse ganho é ainda maior quando aliado à educação ambiental, para que os produtos plásticos sejam usados e reutilizados, além de reciclados, melhorando a vida das pessoas e promovendo a preservação do meio ambiente”.

A Plastivida coordenará, em parceria com o Instituto do PVC, a terceira edição da Operação Reciclar, iniciativa que conta com a organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Em um exemplo de ação socioambiental, durante os dias do evento, todo o resíduo plástico gerado na feira, desde a montagem até a desmontagem dos estandes dos apoiadores da ação, será coletado e doado para a ONG Reciclázaro – Cooperativa Butantã, a qual fará a triagem e comercializará os resíduos para reciclagem, gerando assim renda para os cooperados.

A Plastivida informará a quantidade de plásticos coletados que serão destinados para reciclagem e, assim, o público poderá acompanhar os benefícios da reciclagem dos plásticos, tendo a real noção das vantagens ambientais, sociais e econômicas.

Um modelo de usina de reciclagem estará em funcionamento na feira para que os visitantes acompanhem o processo de reciclagem dos resíduos plásticos. Além da demonstração prática, a Operação Reciclar vai disponibilizar conteúdo ilustrativo que mostra o ciclo de vida dos plásticos e de que modo ele participa do dia a dia das pessoas promovendo desenvolvimento, economia, saúde e bem estar.

A Operação Reciclar terá, ainda, uma exposição com produtos desenvolvidos com plástico reciclado, para que o visitante veja a qualidade e a gama de possibilidades da reciclagem.

As entidades também levarão à Feiplastic 2015 a exposição “Plasticidade, História e Arte do Plástico”, que ilustra o avanço proporcionado pelos produtos plásticos ao longo dos anos. O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância do produto na sociedade e como podemos utilizá-lo de forma criativa e responsável.

Características como versatilidade, maleabilidade, durabilidade e excelente relação custo/benefício, além de serem 100% recicláveis, os tornam insubstituíveis na vida cotidiana. A mostra traz informações que dão à sociedade a segurança de optar pelos produtos feitos com plásticos por conhecer melhor todos os benefícios sociais e ambientais que têm oferecido ao longo da história.

“Plasticidade, História e Arte do Plástico” traz uma linha do tempo que leva o visitante a conhecer as inovações feitas com plástico que beneficiaram diversos segmentos, tais como a medicina, esporte, artes, música, arquitetura, embalagens e outros. Complementam a exposição a mostra de produtos plásticos para diversos setores e vestimentas feitas do material reutilizado.

Os plásticos são 100% recicláveis. Hoje o Brasil recicla em torno de 21% dos plásticos pós-consumo, marca equivalente à média da União Europeia, que pode melhorar ainda mais. Para evidenciar a importância da reciclagem e incentivar a coleta seletiva, a Plastivida traz ao evento uma série de exemplos de reciclagem de tipos diferentes de plásticos.

Um desses exemplos é o cartão de plástico (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros), que mesmo que contenha chip e tarja magnética, pode ser coletado e transformado em novos produtos. Durante a Feiplastic 2015, os visitantes poderão encaminhar seus cartões sem uso para a reciclagem.

Será disponibilizada na feira a máquina Papa-Cartão®, desenvolvida para inutilizar esses produtos, preparando-os para a reciclagem. A ação é realizada em parceria com a empresa R.S. de Paula, que transforma os cartões em novos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros, que estarão expostos na Operação Reciclar. Inclusive o piso da área da reciclagem do estande das entidades será feito desse material reciclado.

As credenciais da Feiplastic 2015 também são parte de uma ação de sustentabilidade. Produzidas em PVC, serão destinadas à reciclagem por meio das estações coletoras, localizadas na saída do evento, permitindo assim que o plástico volte para o ciclo de produção, tornando-se matéria-prima para novos produtos.

Outro exemplo de reciclagem que será abordado é o do EPS (poliestireno expandido, mais conhecido como Isopor®). Segundo pesquisa da Plastivida, o Brasil recicla 35,5% do EPS e a Construção Civil é o maior mercado consumidor do EPS reciclado, com uma participação de 80% (misturado em argamassa, concreto leve, lajotas, telhas termoacústicas, rodapés e decks de piscinas).

Outras aplicações são verificadas para a indústria de calçados (solados, chinelos), móveis (preenchimento de puffs, por exemplo), na fabricação de utilidades domésticas (vasos de flor, floreiras, molduras de quadro), entre outros produtos. Durante o evento, a Plastivida vai levar informações sobre as aplicações do EPS e do material reciclado, assim como sobre sua coleta e reciclagem.

Além de uma área destinada à exposição de produtos da reciclagem de diversos plásticos, a Plastivida vai, ainda, promover um desfile de roupas confeccionadas com plásticos reciclados (embalagens etc) durante todo o evento. “O intuito é mostrar que a vida útil dos plásticos vai além do seu consumo e traz benefícios reais à sociedade”, afirma Miguel Bahiense.

Os plásticos estão presentes no dia a dia das pessoas em aplicações que vão desde as mais simples até as mais tecnológicas. Um dos destaques do evento é a participação do material no mercado de impressão 3D e escâneres ópticos para diversas aplicações.

A impressão 3D tem ganhado espaço em muitos setores da economia em função da variedade de soluções que apresenta para a medicina e veterinária, arquitetura e construção, brinquedos, agricultura, indústrias aeroespacial e automotiva, entre outros.

Durante o evento, os visitantes poderão ver de perto demonstrações do funcionamento de escâneres ópticos e impressoras da empresa 3D Systems.

Serão exibidos modelos recém chegados ao Brasil: a Cube 3, última versão da impressora 3D mais popular do mundo; a CubePro, considerada a impressora tridimensional de uso pessoal mais avançada existente; e dois escâneres ópticos, o iSense, que pode ser acoplado a iPads para digitalizar qualquer objeto ou pessoa, e o Capture, um miniescâner portátil voltado para as indústrias.

A participação da Plastivida na Feiplastic 2015 reforça seu compromisso como referência no que tange ao pós-consumo dos produtos plásticos. Nesta edição, a entidade lança sua nova marca e seu novo posicionamento, buscando maior proatividade e maior envolvimento das pessoas no que diz respeito às ações voltadas ao consumo responsável e gestão adequada dos resíduos plásticos.

“Visamos estabelecer uma rede que atue de forma consciente, cooperativa, complementar e sustentável”, afirma Miguel Bahiense. E completa: “acreditamos que é com ações proativas, baseadas em informações corretas e na educação ambiental que, a cada dia, galgamos o caminho da sustentabilidade”.

SERVIÇO

Feiplastic 2015

Data: de 4 a 8 de maio

Localização: Rua D, estande 010

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo/SP)

Horário da exposição: das 11h às 20h

Palestra Plastivida: Reciclagem mecânica de plásticos no Brasil

Dia 4 de maio – às 17h

Dia 7 de maio – às 18h

Informações: http://www.feiplastic.com.br/

* Com informações de Roberta Provatti

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro