Feira Internacional de Arte reúne 136 galerias destaque de 17 países - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 27/04/2024
 
04/04/2014 - 08h41m

Feira Internacional de Arte reúne 136 galerias destaque de 17 países

Agência Hoje 
SP-Arte/Pangea de Dois
Presença de expositores bate recorde de 10 anos na SP-Arte
Presença de expositores bate recorde de 10 anos na SP-Arte

São Paulo (Agência Hoje) - Com número recorde de participantes, a Feira Internacional de Arte de São Paulo confirmou a presença recorde de 78 galerias brasileiras e mais 58 representando 17 países. Ao todo, são 136 expositores, o maior número registrado nos 10 anos em que o evento é realizado.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Angelo Oswaldo, esses números demonstram "a vitalidade do mercado e as amplas possibilidades de comercialização das obras de arte no Brasil".

Segundo dados da SP-Arte, as transações realizadas em 2012 na feira por galerias paulistas e estrangeiras, sob o amparo da isenção do ICMS, somaram quase R$ 49 milhões. Em 2013, o volume chegou a R$ 99 milhões. "Neste ano, a isenção de ICMS novamente assegurada pelo Estado de São Paulo para o período da feira, poderá proporcionar ainda mais negócios".

Em relação ao receio com que galeristas brasileiros têm visto o decreto de regulamentação do Estatuto de Museus, voltado à proteção de obras fundamentais para a memória cultural do país por meio da declaração de interesse público, Angelo Oswaldo afirmaou que "o Estatuto de Museus, na verdade, valoriza a produção artística e reconhece a importância das coleções públicas e privadas. O que o Ibram deseja, com base em uma legislação moderna e avançada, é proteger obras emblemáticas, sem afetar a questão da propriedade ou da comercialização".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro