São Paulo, SP, 26/04/2024
 
01/09/2014 - 10h19m

Feiras de orgânicos poderão ser instaladas em 330 áreas públicas

Agência Hoje 
Fábio Arantes
Feira de Orgânicos do Ibirapuera ganha licença de funcionamento regular no Velódromo
Feira de Orgânicos do Ibirapuera ganha licença de funcionamento regular no Velódromo

São Paulo (Agência Hoje) - A Feira de Orgânicos do Centro Esportivo do Modelódromo, no Ibirapuera, foi regularizada através de decreto da Prefeitura de São Paulo, após dois anos de funcionamento. A medida decidiu que a partir de agora, as vendas de produtos orgânicos poderão ser feitas também em outras áreas públicas pertencentes ao município.

O objetivo da Prefeitura é ampliar as feiras que  vendem produtos orgânicos, permitindo que elas ocupem espaços disponíveis nos Centros Esportivos Municipais e nos Clubes da Comunidade. Antes, essas áreas eram utilizadas exclusivamente como áreas de lazer e de prática de esportes para alunos da rede municipal e moradores dos bairros próximos.

A principal feira de orgânicos da cidade fica no Parque do Ibirapuera, na área do modelódromo, e vende frutas, verduras e legumes orgânicos de 500 produtores especializados. Nos sábados, eles atendem cerca de cinco mil pessoas, entre as 7h e as 17h. A aprovação dos moradores levou a Prefeitura a permitir que as vendas sejam feitas em outros bairros. 

“O que era um problema, na verdade, virou uma solução com a participação de todos vocês. Com o decreto, não só a feira foi mantida, como também ampliou a possibilidade para que surjam outras em todas as regiões da cidade. Esporte e alimentos orgânicos tem tudo a ver”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique e da vice-prefeita, Nádia Campeão.

Segundo o prefeito, que conversou com feirantes, a Prefeitura estuda ainda dar apoio técnico aos pequenos produtores de orgânicos para baratear o custo para a população. “Se incentivarmos a produção e conseguirmos aumentá-la, o produto pode baratear e mais pessoas podem consumir um alimento mais saudável”, disse Haddad.

A Prefeitura vem tomando uma série de medidas para incentivar a produção de orgânicos na cidade e garantir renda aos produtores familiares. O novo Plano Diretor Estratégico (PDE) redefiniu, por exemplo, a demarcação da Zona Rural na cidade, que desde 2002 havia deixado de existir.

A partir de agora, são mais de 200 quilômetros quadrados nos distritos de Parelheiros, Grajaú e Marsilac, no extremo sul da capital. A medida permitirá uma série de instrumentos que vão garantir formas de financiamento da produção na área, vocacionada para a agricultura familiar e orgânica.

Em abril deste ano, a Secretaria do Trabalho lançou um edital de chamamento público aos produtores de agricultura familiar interessados em ocupar espaço público para comercialização de produtos orgânicos em feiras livres no município.

“Esse decreto era tudo o que precisávamos. Estávamos inseguros se poderíamos continuar aqui. Essa segurança e garantia de que temos um lugar para comercializar os produtos, que é algo tão difícil, é um incentivo para produzirmos mais. Se tivermos apoio, com certeza, produziremos ainda mais”, afirmou a feirante Raquel Soraggi, 55 anos, que faz parte da comissão da feira.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro