Fenômeno da Superlua leva emoção ao final de semana; alinhamento volta em setembro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/03/2024
 
11/08/2014 - 07h15m

Fenômeno da Superlua leva emoção ao final de semana; alinhamento volta em setembro

Agência Hoje 
Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Superlua emocionou observadores em várias praças e parques de São Paulo
Superlua emocionou observadores em várias praças e parques de São Paulo

São Paulo - Com o tempo limpo e sem nuvens, os paulistas se emocionaram no fim de semana com a visão bem nítida da superlua, um fenômeno que se repetirá mais uma vez em 2014, no dia 8 de setembro. Milhares de pessoas procuraram praças e parques em pontos elevados de São Paulo e cidades do interior e litoral para observar a lua.

"É uma sensação incrível, a lua é muito linda. Faz a gente pensar na vida, na paz, nas belezas do céu no nosso país", explica a professora Débora Duarte da Silva Torres, moradora de Pinheiros, na zona oeste de Sâo Paulo. "São ocasiões assim que levam a gente a refletir sobre uma vida com menos correria, mais próxima da natureza".

O fenômeno da superlua  acontece em função do alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Neste domingo, 10, o Observatório Nacional confirmou que o momento de maior aproximação da Lua em relação à Terra ocorreu às 15h09 (hora de Brasília), com o chamado instante da Lua cheia.

Os técnicos explicaram que exatamente às 14h43 a Lua ficou a 356.896 quilômetros da Terra, no momento de maior proximidade. Depois disso, a Lua entrou no período conhecido como cheia por toda a noite.

Em cidades onde o tempo esteve bom e o céu sem nuvens foi possível observar o fenômeno. Em várias cidades de São Paulo e também no Rio de Janeiro, por exemplo, milhares de pessoas puderam ver a superlua por mais de 12 horas. O momento do nascimento ocorreu às 17h40 e ela só foi se pôr às 6h41.

A superlua acontece sempre quando há Lua nova ou cheia e quando o satélite está em aproximação máxima da Terra. O fenômeno ocorre seis vezes por ano e neste domingo ocorreu o de maior proximidade em 2014.

Ainda neste ano o fenômeno acontecerá de novo no dia 8 de setembro, mas neste dia a Lua só estará cheia a partir das 22h38. Em 2015 a superlua com maior proximidade da Terra será no dia 28 de setembro, quando a Lua estará a 356.877 quilômetros. Além disso, o instante de maior aproximação e da Lua cheia vão diferir em apenas dois minutos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro