Feriado do Dia do Trabalho tem muitas atrações para quem prefere ficar na cidade - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
30/04/2014 - 06h02m

Feriado do Dia do Trabalho tem muitas atrações para quem prefere ficar na cidade

Agência Hoje 
Reprodução
Parque Villa Lobos oferece muitas opções de lazer no feriado de 1º de maio em São Paulo
Parque Villa Lobos oferece muitas opções de lazer no feriado de 1º de maio em São Paulo

São Paulo (Agência Hoje) - Várias atrações em museus, biblioteca, parques e shows podem ajudar a "segurar" as pessoas em São Paulo durante o feriado do Dia do Trabalho, nesta quinta-feira, 1º de maio. Quem ficar na capital poderá curtir diversas opções de lazer, diversão e cultura, sozinho ou com a família.

Para aqueles que não vão viajar, é uma boa oportunidade para conhecer as muitas opções oferecidas nos espaços de cultura. Museus e outros equipamentos mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo ficam abertos e são ótimas alternativas de lazer no período de 1 a 4 de maio. A programação é extensa e vale a pena conferir.

A Biblioteca de São Paulo (BSP) estará aberta todos os dias e preparou uma programação especial e gratuita para o feriado, com atrações para todos os públicos. Um exemplo são as oficinas de orientação quanto à legalização da atividade de artesão e a de dúvidas sobre como elaborar currículos.

Elas estarão disponíveis na parte da manhã do dia 1º. Às 16h, crianças e adultos poderão curtir o programa permanente da Biblioteca, a Hora do Conto que trará a obra Escuro e azul: Contos de medo e cura na América do Sul, contos de tradição oral. O contador será Fábio Lisboa, no piso térreo. O programa de contação de historias também acontecerá na sexta, sábado e domingo, sempre no mesmo horário.

Ainda na Biblioteca, durante todo o feriado prolongado atividades para crianças e adolescentes, como o Tabuleiro de Jogos, que acontece todos os sábados às 11h. Quem conduz é o mestre enxadrista Carlos Oliveira que ensina xadrez para iniciantes e pessoas com deficiência visual, por meio de tabuleiros adaptados.

Os adultos também poderão se divertir na biblioteca com o programa Leitura do Cotidiano que acontecerá na sexta-feira. A atividade debate e reflete sobre assuntos em questão no dia a dia a partir da leitura de textos. No encontro: Trabalho, lazer e tempo livre, em comemoração ao Dia do Trabalho.

Já aqueles que gostam de curtir o feriado em alto e bom som o Circuito Cultural Paulista apresenta o show “Herança Popular” do sambista Chocolatte, na cidade de Diadema, sábado (3/5) às 20h, no Teatro Clara Nunes, Rua Graciosa, 300, com entrada franca. O músico já tocou ao lado de artistas como Quinteto em Branco e Preto, Beth Carvalho, Samba da Vela, Dona Ivone Lara, Almir Guineto, entre outros.

Em seu show, além do repertório do seu último CD (homônimo), Chocollate passeia por sucessos do samba Samba de Raiz e o mais puro Partido Alto. A distribuição de ingressos para os espetáculos do programa é responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes. Confira a programação completa em www.cultura.sp.gov.br.

Os parques da Juventude e Villa-Lobos, localizados nas zonas norte e oeste da capital paulista, respectivamente, receberão no domingo, dia 4, tendas instaladas próximo às bibliotecas de São Paulo e Villa-Lobos que oferecerão aos frequentadores diversos livros e atividades de contação de histórias e mediação de leitura.

O Domingo nos Parques é uma atividade que atrai centenas de pessoas e tem por objetivo incentivar o hábito da leitura, além de promover a extensão das bibliotecas aos parques e criar um programa de mobilidade cultural. As atividades começam a partir das 11h30.

No Museu da Imagem e do Som, de quinta a domingo, serão apresentadas exposições, shows, gastronomia e cinema para o feriadão. Na quinta-feira, 1º de maio, o Museu inaugura a exposição Maio Fotografia no MIS, com entrada gratuita. A mostra reúne obras de artistas internacionais e nacionais fundamentais para a história da fotografia: Gregory Crewdson, Josef Koudelka, Robério Braga e Valdir Cruz, além de uma mostra elaborada a partir do acervo do Museu.

Também integram a programação a mostra Happy Mountain, de Fábio Astolpho, um dos artistas selecionados pelo programa Nova Fotografia 2014, e uma mostra com o resultado da Residência em Fotografia LABMIS. O evento de inauguração conta, ainda, com uma edição especial da Feirinha Gastronômica e outras atividades.

No mesmo dia, acontece a abertura do festival IN-EDIT, Festival Internacional do Documentário Musical, que neste ano homenageia o diretor holandês Frank Scheffer. A abertura terá show e discotecagem também gratuitos. Já no sábado e domingo, o cinema toma conta da programação com os projetos Ópera no MIS, Cinematographo e #Cineciência. Para conferir a programação completa acesse www.mis-sp.org.br.

As pessoas que gostam de arquitetura e designs podem conferir as atividades do Museu da Casa Brasileira, localizado na avenida Faria Lima em um casarão da década de 40 que no meio de prédios contemporâneos se destaca pela sua beleza e pelo seu jardim de mais de seis mil metros quadrados.

No sábado, dia 3, às 14h30, as oficinas educativas do MCB, voltada às famílias e ao público em geral, trazem jogos desenvolvidos pelo núcleo de educadores da instituição que tratam sobre os usos e costumes da casa brasileira, arquitetura, design e conteúdos correlatos.

No domingo, dia 4, às 11h tem a apresentação do Duo Portinari formado por um casal de músicos que se conheceu tocando na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), o duo Soledad Yaya (harpa) e Peter Pas (viola) mescla a densidade dos tons da viola à vibração da harpa. O repertório do concerto no MCB traz peças de Händel, Ravel e Chopin, entre outros.

A apresentação faz parte IX Rio Harp Festival, evento que reúne nomes de destaque no universo da harpa do Brasil e do exterior.

No museu Catavento o funcionamento será normal, e a novidade é a exposição “Ciência para uma vida melhor”, que foi aberta no dia 29 de abril e irá até 9 de maio. Nela, o visitante viaja por diferentes inovações ocorridas nos últimos 150 anos.

A exposição, patrocinada pela Bayer, apresenta algumas das mais importantes inovações ocorridas nos últimos 150 anos, em diversos países. Interações com microscópios, câmeras de imagem térmica, sensores de odores, vídeos e jogos digitais são algumas das experiências proporcionadas ao visitante. Além de jogos interativos, como o que detalha como o gás carbônico pode ser utilizado como matéria-prima para fabricação de materiais como o plástico, por exemplo.

Com 21 stands interativos, o visitante viaja por diferentes inovações, com destaque para seis microscópios que mostram diferentes superfícies, como um coágulo, a cabeça de um ácaro e a superfície de um útero. O visitante também pode imitar seu coração, bombeando sangue com suas próprias mãos e conhecendo, assim, as doenças cardíacas e os avanços da medicina nessa área.

Uma câmera infravermelha mostra como funciona o isolamento térmico em uma residência e as matérias-primas mais modernas usadas na construção civil e, ainda, um sensor com diferentes odores exibe os avanços feitos na agricultura nos últimos anos, permitindo sentir o cheiro de diferentes frutas.

SERVIÇO

Biblioteca de São Paulo

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas.

Sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas.

Dia 1º, quinta-feira – Dia do Trabalho

das 10 às 11 horas

Posto de atendimento para tirar dúvidas sobre como elaborar currículos.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

das 14 às 15 horas

Oficina de artesanato com materiais recicláveis.

Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

das 15 às 16 horas

Orientação quanto à legalização da atividade de artesão.

Com Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).

Local: piso térreo.

às 16 horas

Hora do Conto. Programa permanente.

Escuro e azul: Contos de medo e cura na América do Sul, contos de tradição oral. Com Fábio Lisboa.

Local: piso térreo.

Dia 2, sexta-feira

às 15 horas

Hora do Conto. Programa permanente.

Alemanha: Rapunzel, dos Irmãos Grimm (recontado por Katia Canton). Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

das 15h30 às 17 horas

Leitura do Cotidiano. Programa permanente. A atividade debate e reflete sobre assuntos em questão no dia a dia a partir da leitura de textos. No encontro: Trabalho, lazer e tempo livre, em comemoração ao Dia do Trabalho. Com equipe BSP.

das 16h30 às 17 horas

Leitura ao Pé do Ouvido. Programa permanente.

Mediação intimista de leitura realizada nas dependências da biblioteca que sugere autores, livros e temas ao público. O debate é sobre os livros Tempo das frutas (1966) e Tebas do meu coração (1974), em homenagem à escritora Nélida Piñon, cujo aniversário de 77 anos é comemorado em 3 de maio. Com equipe BSP.

Local: piso térreo.

Dia 3, sábado

das 11 às 14 horas

Tabuleiro de Jogos. Programa permanente.

Xadrez para iniciantes e pessoas com deficiência visual (tabuleiros adaptados).

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

das 15 às 15h45

Bebelê. Programa permanente.

Atividade de iniciação e estímulo à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, por meio de experiências lúdicas com livros. Com equipe BSP.

Local: piso térreo (tenda laranja).

às 16 horas

Hora do Conto. Programa permanente.

O pescador e sua mulher, dos Irmãos Grimm. Com Mario Pecand, da Companhia do Tok Tok.

Local: piso térreo.

Dia 4, domingo

das 11h30 às 15h30

Domingo no Parque.

Espaço de leitura para toda a família, mediação de leitura e sessões de contação de histórias.

Local: Tenda Branca dentro do Parque da Juventude.

às 16 horas

Hora do Conto. Programa permanente.

Lili, a menina que inventava o mundo, livre adaptação dos poemas de Mário Quintana a partir do livro Lili inventa o mundo. A data marca os 20 anos do falecimento do poeta. Com Márcio Maracajá. Local: piso térreo.

Circuito Cultural Paulista

Show “Herança Popular” do sambista Chocolatte

Data: sábado (3/5) às 20h

Onde: Teatro Clara Nunes, Rua Graciosa, 300, na cidade de Diadema.

Entrada franca. A distribuição de ingressos para os espetáculos do programa é responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes. Confira a programação completa em www.cultura.sp.gov.br.

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2,705 - Jardim Paulistano - São Paulo-SP

CPTM Cidade Jardim (850m)

(11) 3032-3727 / 3032-2564

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 4,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados

Entrada gratuita para crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos

www.mcb.org.br‎

Catavento Cultural e Educacional

Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Estação Dom Pedro II (600m)

(11) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00.

R$ 6,00 | Grátis aos Sábados

www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Museu da Imagem e do Som - MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

MAIO FOTOGRAFIA NO MIS 2014

Data 1.05 a 22.06

Terças a sábado das 12h às 21h | Domingos e feriados, das 11h às 20h

Abertura 1º de maio das 12h às 21h (entrada gratuita)

Local Espaço Nicho, Espaço Expositivo Térreo, Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar, Espaço Expositivo 2º andar

Ingresso R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia), à venda na recepção do MIS. Gratuito para menores de 5 anos.

Classificação etária livre

IN-EDIT | 01 a 10.05

LOCAL Auditório LABMIS

INGRESSO gratuito (sujeito à lotação da sala - retirada de ingressos com uma hora de antecedência na recepção MIS)

Programação completa em: www.mis-sp.org.br

CINEMATOGRAPHO - Especial IN-Edit | Maio

DATA 04.05, domingo

HORÁRIO 16h

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia). À venda na Recepção MIS (terças a sextas, das 12h às 21h30h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h30) e pelo site

www.ingressorapido.com.br

CLASSIFICAÇÃO livre

Ópera no MIS

DATA 03, 04, 24 e 25.05, sábados e domingos

HORÁRIO 10h

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) na Recepção MIS (terças a sextas, das 12h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h30) e pelo site www.ingressorapido.com.br

CLASSIFICAÇÃO livre

#CineCiência

Data 04.05, domingo

Horário 16h

Local Auditório LABMIS (66 lugares)

INGRESSO gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)

CLASSIFICAÇÃO 18 anos

Casa das Rosas

Funcionará Normalmente

A Casa das Rosas informa que no feriado do dia 18 de abril, Sexta Feira Santa, a instituição funcionará das 10h às 18h. No sábado e no domingo, a Casa funciona normalmente.

Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça à sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca.

www.casadasrosas-sp.org.br‎

Museu da Língua Portuguesa

Funcionará Normalmente

Endereço: Praça da Luz, s/nº - Luz - São Paulo-SP

Tel.: (11) Tel.: (11) 3322-0080

Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada – pagamento somente em dinheiro

Entrada gratuita para professores da rede pública com holerite e carteira de identidade; crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos.

Entrada gratuita às terças e aos sábados. Todas às terças-feiras o horário do Museu é estendido até às 22h. A bilheteria fecha às 21h.

www.museulinguaportuguesa.org.br‎

Museu de Arte Sacra

Funcionará Normalmente

Endereço: Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo-SP

Tel.: (11) 5627-5393

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada. Grátis aos sábados.

Entrada gratuita para maiores de 65 anos e menores de sete anos. Religiosos, como padres e freiras, pagam R$ 2.

www.museuartesacra.org.br

Museu do Futebol

Funcionará Normalmente

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3664-3848

Ingressos: R$6 e meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal) Entrada gratuita às quintas-feiras.

www.museudofutebol.org.br

Estação Pinacoteca

Funcionará Normalmente

Largo General Osório, 66 - Centro - Tel. 11 3335-4990

Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h

Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00

Grátis aos sábados.

Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada.

Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

www.pinacoteca.org.br

Pinacoteca

Funcionará Normalmente

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3324-1000

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Às quintas-feiras, até as 22h.

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada (entrada combinada: vale para o mesmo dia também na Estação Pinacoteca)

Entrada gratuita aos sábados e às quintas-feiras. Entrada gratuita para menores de 10 anos e idosos acima de 65 anos.

www.pinacoteca.org.br

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro