São Paulo, SP, 22/06/2018
 
23/09/2013 - 08h23m

Festival em Santos promove mesas para discussões literárias

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz 
Reprodução
Primeira edição do Tarrafa Literária foi em 2009
Primeira edição do Tarrafa Literária foi em 2009

São Paulo - Com 11 mesas de debates, a quinta edição do Festival Internacional Tarrafa Literária começa na quarta-feira (25), em Santos, no litoral paulista, com um show de Hamilton de Holanda, no Teatro do Sesc. Criado em 2009, o festival reúne nomes da literatura nacional e internacional, que discutem as principais tendências em literatura, jornalismo, ciência, história e futebol, entre outros temas.

“[Para o festival] apostamos em uma identidade ligada à cultura popular, como a tarrafa, que é uma rede de pesca manual usada pelos caiçaras em busca de alimento. Demos esse nome [ao festival] para dar uma identidade ao festival, o que sugere a busca por leitores”, explicou José Luiz Tahan, livreiro, editor e idealizador do festival.

Nesta edição, o festival trará escritores internacionais como Elizabeth Kantor, Gonçalo M. Tavares e Juan Pablo Villalobos. Cada uma das onze mesas de debate vai discutir um tema diferente, sempre com a presença de dois escritores e de um mediador. Elizabeth Kantor, por exemplo, vai participar da mesa A Fórmula do Amor com Francisco Daudt da Veiga. Outra mesa, com as presenças de Gloria Kalil e de Contardo Calligaris, vai discutir comportamento e moda. Haverá também uma mesa entre Adão Iturrusgarai e Guto Lacaz, tratando sobre os quadrinhos. As discussões ocorrem no Teatro Guarany, no centro de Santos.

“O festival é mesmo uma grande comunhão em busca de leitores e, ao final de todos os encontros, acontece uma interação com o público que pode fazer perguntas diretamente aos autores”, falou Tahan.

Além das mesas, a edição deste ano apresentará uma oficina literária com o escritor português Gonçalo M. Tavares. “Serão dois dias de oficina, iniciando [as obras dos] escritores”, explicou Tahan. Haverá também uma exposição de fotos do acervo do Instituto Moreira Salles, que ocorre no Museu do Café.

O festival, que espera receber mais de 5 mil visitantes este ano e ocorre até domingo (29), tem entrada gratuita. Mais informações podem ser encontradas no site do Tarrafa Literária.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro