São Paulo, SP, 25/04/2024
 
30/04/2015 - 11h53m

FGV: Índice de Confiança de Serviços sobe 4,2% em abril e registra primeira alta do ano

Agência Brasil/Nielmar de Oliveira 

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas subiu 4,2% de março para abril, considerando-se dados com ajuste sazonal. Apesar de representar a primeira alta no ano, o índice de 85,9 pontos é o segundo menor da série iniciada em junho de 2008.

“A primeira elevação da confiança do setor no ano não altera a percepção desfavorável das empresas sobre o rumo dos negócios. As avaliações sobre o momento atual ficaram estáveis, e o destaque foi a melhora das expectativas. Devemos aguardar os próximos resultados, mas é provável que essa alta de abril reflita a combinação de dois fatores: acomodação do índice após queda acentuada; e uma aparente redução de incertezas relacionadas, por exemplo, ao ambiente político ou à possibilidade de racionamento energético”, avalia Silvio Sales, consultor da Ibre-FGV.

O movimento positivo do ICS em abril alcançou dez de 12 atividades e foi determinado, principalmente, pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 7,0%. No mês aonterior, houve queda de 10,7%. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S), que havia recuado 14,1% em março, ficou praticamente estável, ao variar 0,2%.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro