São Paulo, SP, 17/09/2019
 
16/05/2016 - 12h49m

Fifa: senegalesa Fatma Samoura é escolhida como secretária-geral

Portal EBC 
Divulgação
Fatma será a primeira mulher da história a ocupar a vaga
Fatma será a primeira mulher da história a ocupar a vaga

Brasília - A FIFA nomeou a senegalesa Fatma Samoura para o cargo de secretária-geral da instituição. Ela será a primeira mulher da história a ocupar a vaga. A senegalesa será responsável pela administração do dia a dia da entidade mundial do futebol.

"Fatma é uma mulher com experiência e visão internacional que trabalhou com algumas das questões mais desafiadoras de nosso tempo", declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Fatma Samoura ocupará o lugar que foi de Jérôme Valcke, afastado após escândalos de corrupção. A nova secretária-geral da Fifa começou sua carreira no Programa Mundial de Alimentação da ONU em 1995. Durante sua passagem pelas Nações Unidas, ela foi representante da organização em seis países africanos.

Ela deve assumir a função em junho após passar por uma verificação de elegibilidade administrada pelo Comitê de Revisão independente da FIFA. Sua nomeação é uma das principais medidas encontradas pelo presidente para comprovar que está comprometido com a transparência da instituição.

"É essencial para a FIFA incorporar novas perspetivas do lado de fora da piscina tradicional de executivos de futebol, enquanto continuamos a restaurar e reconstruir nossa organização", ressaltou Infantino.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro