Fifa suspende escolha do país sede da Copa do Mundo de 2026 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
10/06/2015 - 09h58m

Fifa suspende escolha do país sede da Copa do Mundo de 2026

Agência Brasil* 
Reprodução
Fifa é investigada por pagamento de propinas para a escolha de sedes de diversos eventos
Fifa é investigada por pagamento de propinas para a escolha de sedes de diversos eventos

Brasília - O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, confirmou nesta quarta-feira (10) que a escolha para a sede da Copa do Mundo de 2026 será adiada devido às denúncias de corrupção que ocorrem na entidade.

Uma nova data ainda não foi anunciada oficialmente. Para a disputa, os Estados Unidos são os favoritos. Mas Canadá, México e Colômbia também devem entrar na disputa para sediar o evento.

"Nessa situação, eu acho que não tem sentido começar um processo de eleição com o clima atual", disse o dirigente durante uma visita à Rússia. Ele ainda ressaltou que os russos não devem perder seu Mundial porque "sempre negaram" qualquer envolvimento em casos de corrupção.

Os campeonatos de 2018, na Rússia, e o de 2022, no Catar, estão sendo investigados pelo FBI (Polícia Federal norte-americana). Há suspeita de que votos tenham sido comprados para a escolha dos dois países.

A Fifa é alvo de duas investigações – uma da polícia suíça e outra da norte-americana – por pagamento de propinas para a escolha de sedes de diversos eventos. No dia 27 de maio, 14 mandados de prisão foram emitidos para ex-dirigentes da entidade e empresários que trabalhavam com os direitos de imagens dos torneios.

Sete altos dirigentes da Fifa, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín, foram presos em Zurique, na Suíça, dois dias antes do congresso que elegeria o novo mandatário.

Nas eleições, Joseph Blatter foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo. Porém, quatro dias após assumir, ele colocou o cargo à disposição e um novo pleito deve ser convocado até dezembro deste ano.

*Com informações da Agência Ansa

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro