Filmes biográficos em apresentação na Biblioteca Pedro Nava - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
09/02/2014 - 09h01m

Filmes biográficos em apresentação na Biblioteca Pedro Nava

Agência Hoje 
Divulgação
Filme biográfico "Frida" foi apresentado no dia 6, na Biblioteca Pedro Nava
Filme biográfico "Frida" foi apresentado no dia 6, na Biblioteca Pedro Nava

São Paulo (Agência Hoje*) - Durante o mês de fevereiro, a Biblioteca Pública Pedro Nava abre sua programação para exibir o projeto “Cinebiografias” todas as quintas-feiras. A primeira apresentação foi feita na quinta-feira, 6, mas outras estão confirmadas para os dias 13, 20 e 27.

A mostra privilegia personalidades que marcaram a história, e todas as sessões têm entrada gratuita. O filme que narra a vida e obra da pintora mexicana Frida Khalo inaugurou o “Cinebiografias” no dia 6, com “Frida” (2002), de Julie Taymor.

No dia 13, será projetado “Chaplin” (1992), de Richard Attenborough, que homenageia o gênio do cinema Charlie Chaplin. Noel Rosa, considerado um dos mais importantes compositores brasileiros, também ganha homenagem no dia 20, com o filme de Ricardo van Steen, “Noel – Poeta da Vila” (2006).

Para encerrar a programação no dia 27, “Violeta Foi para o Céu” (2011), de Andrés Wood, vai contar a história da artista Violeta Parra, considerada a fundadora da música popular chilena.

SERVIÇO

Biblioteca Pública Pedro Nava

Rua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte. | tel. 2973-7293

De 6 a 27 de fevereiro, todas 5ª feiras, 14h

Ingresso Grátis

Todas as projeções têm suporte em DVD

FRIDA

(México/EUA, 2002, 122 min). Dir.: Julie Taymor. Com Salma Hayek, Alfred Molina, Antonio Banderas e outros. +14 anos.

Frida Kahlo foi um dos principais nomes das artes mexicanas. Teve um agitado casamento aberto com o também pintor Diego Rivera, com quem modernizou a produção artística do país, um controverso caso com o revolucionário Leon Trotsky, além de provocantes romances com mulheres.

| Dia 6, 14h

CHAPLIN

(Inglaterra/EUA, 1992, 138 min). Dir.: Richard Attenborough. Com Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Dan Aykroyd e outros. +12 anos.

A comovente história de um dos maiores gênios do cinema, Charlie Chaplin, retratada desde sua infância pobre na Inglaterra até o recebimento de um Oscar Especial e as circunstâncias que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos e se exilar na Suíça.

| Dia 13, 14h

NOEL - POETA DA VILA

(Brasil, 2006, 99 min). Dir.: Ricardo van Steen. Com Rafael Raposo, Camila Pitanga, Paulo César Pereio e outros. +12 anos.

Biografia do compositor carioca Noel Rosa, que, após o sucesso do samba “Com que roupa?”, ficou conhecido em todo o Brasil, sem largar, no entanto, a vida de farra e boemia que o conduziram a uma morte precoce, aos 26 anos.

| Dia 20, 14h

VIOLETA FOI PARA O CÉU

(Violeta se fue a los cielos, Chile/Argentina/Brasil, 2011, 110 min). Dir.: Andrés Wood. Com Francisca Gavilán, Christian Quevedo, Thomas Durand e outros. +14 anos.

Vida da pintora, escultora, poeta e cantora Violeta Parra, considerada a fundadora da música popular chilena.

| Dia 27, 14h

* Com informações de Natália Tayota

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro