Final da Batalha do Passinho do Romano será no Itaim Paulista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
13/12/2014 - 03h20m

Final da Batalha do Passinho do Romano será no Itaim Paulista

Agência Hoje 
Reprodução
Batalha do Passinho terá presença de representantes de oito unidades das Fábricas de Cultura na final
Batalha do Passinho terá presença de representantes de oito unidades das Fábricas de Cultura na final

São Paulo (Agência Hoje) - A grande final da Batalha do Passinho do Romano será realizada neste domingo, 14, na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, a partir das 13h. O evento é gratuito e conta com diversos dançarinos da cidade, de 8 a 20 anos, que competirão em disputas solos, com duração de 45 segundos para cada participante.

O objetivo é escolher a melhor performance do ‘passinho’, que vem se destacando entre os jovens na atualidade. Na edição final haverá participações especiais de MC Bruno IP e Bonde TNT, consagrados no cenário do Funk atual, além da presença do dançarino Fezinho Pataty, grande sensação do momento do Passinho do Romano, com mais de 17 milhões de visualizações em seu vídeo publicado no You Tube.

O "Passinho do Romano" virou febre na periferia de São Paulo, invadiu bailes e movimentou as redes sociais. Esta modalidade surgiu como homenagem a Magrão, um morador do Jardim Romano – bairro da zona leste de São Paulo –, que dançava funk de um jeito engraçado, com movimentos rápidos, imitações de robô e a sugestão de que estava com vergonha.

Toda coreografia passou a ser inserida numa batida de funk e fez grande sucesso.  Morto em acidente de moto em 2013, Magrão recebeu uma homenagem dos amigos, que imitaram a dança e fizeram vídeos, disseminando a dança e agregando novos adeptos.

Inserida nas comunidades paulistanas, as Fábricas de Cultura promovem shows e eventos visando ceder espaço para difusão cultural para os grupos e artistas dos bairros em que estão implantadas, abrigando espetáculos para toda a comunidade, buscando entretenimento gratuito para o público e visando expor o talento dos artistas dos bairros do entorno.

SERVIÇO

Final da Batalha de Passinho do Romano - Fábrica de Cultura Itaim Paulista

Dia: 14 de dezembro (domingo)

Horário: a partir das 13h

Endereço: Av. Estudantes da China, nº500

Telefone (11)  2025-1991

Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 21h

Sábados das 10h às 21h e Domingos das 10h às 17h

Cultura na Periferia

As Fábricas de Cultura são um programa do Governo do Estado de São Paulo, implantado pela Secretaria da Cultura e viabilizado por meio de contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Instaladas em regiões socialmente críticas da capital paulista, as Fábricas de Cultura dão oportunidades a jovens e crianças de terem acesso a arte de qualidade em modernos prédios de aproximadamente seis mil metros quadrados, abrindo as portas para uma nova realidade em suas vidas.

As crianças e adolescentes, nas Fábricas de Cultura, frequentam aulas de iniciação artística nas áreas de música, teatro, circo, dança, multimeios (filmagem e edição de vídeos), xadrez e artes plásticas, cada uma com várias modalidades, nos mais diversos estilos.

Além disso, o local serve de espaço para difusão cultural para os grupos e artistas dos bairros em que as Fábricas estão implantadas, abrigando espetáculos para toda a comunidade nos fins de semana, além de oferecer biblioteca com mais de dois mil títulos e cinema.

O Governo do Estado de São Paulo mantém dez Fábricas de Cultura em bairros da periferia da capital paulista: são cinco unidades na Zona Leste (Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba e Vila Curuçá), quatro na Zona Norte (Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia) e mais duas na Zona Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo).

As localidades foram escolhidas a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, desenvolvido pela Fundação Seade e composto por variáveis que influem nas condições de vida dos jovens.

Cinco unidades do programa Fábricas de Cultura são administradas pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura: FC Jaçanã, FC Vila Nova Cachoeirinha, FC Jardim São Luís, FC Brasilândia e FC Capão Redondo. As outras cinco são geridas pela Organização Social Cultural e Educacional – Catavento: FC Sapopemba, FC Parque Belém, FC Itaim Paulista, FC Vila Curuçá e FC Cidade Tiradentes.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro