São Paulo, SP, 20/04/2024
 
03/08/2015 - 09h43m

Forte chuva causa centenas de mortes na Ásia, mas resgate continua em áreas remotas

Da Agência Lusa 

Rangún -  A chuva de monção (estação climática na qual os ventos sopram de Sudoeste na Índia e países próximos e que é caracterizada por chuva intensa) já provocaram a morte de centenas de pessoas na Ásia. Os trabalhos de resgate continuam em áreas remotas da Índia, do Paquistão e da Birmânia, atingidas por inundações e deslizamentos de terra, segundo as autoridades locais.

Autoridades indianas declararam que mais de 120 pessoas morreram no país nos últimos dias, em razão da chuva intensa e 116 pessoas perderam a vida no Paquistão.

Na Índia, em Bengala Ocidental, pelo menos 48 pessoas morreram, 5.600 cidades foram atingidas e cerca de 1,1 milhão de pessoas foram deslocadas”, disse Javed Ahmad Khan, ministro da Gestão de Estado indiano.

Na Birmânia, a chuva provocou, nos últimos dias, rápida subida das águas e deslizamentos de terra, destruindo milhares de casas, terras agrícolas, pontes e estradas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou-se “preocupada” pela situação na Birmânia, que poderá ser mais crítica do que mostram os primeiros balanços, que até o momento indicam 46 mortos.

“Mais de 200 mil pessoas foram afetadas pelas inundações e 46 pessoas morreram no país”, disse hoje à agência AFP um funcionário do Ministério dos Assuntos Sociais da Birmânia.

O acesso a numerosas cidades do Norte e Oeste da Birmânia está bloqueado e as pessoas que participam dos trabalhos humanitários acreditam que a extensão da catástrofe está sendo subestimada.

Estima-se, segundo dados das autoridades dos países asiáticos, que milhões de pessoas foram afetadas e tiveram de ser deslocadas por causa das chuvas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro