Fórum debate ações de inclusão de negros no mercado de trabalho - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
06/11/2015 - 12h39m

Fórum debate ações de inclusão de negros no mercado de trabalho

Agência Brasil/Flávia Albuquerque  
César Ogata/SECOM
Neste ano, o tema dos diálogos é "Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir novos talentos"
Neste ano, o tema dos diálogos é "Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir novos talentos"

São Paulo - As políticas de igualdade racial tiveram papel importante para a sociedade nos últimos doze anos, já que 53% da população é negra, disse na quinta-feira (5), o secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros, ao participar da abertura do 2º Fórum São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo na capital paulista.

O encontro tem como objetivo promover o acesso da população afrodescendente ao mercado de trabalho formal e apoiar empregadores na criação de políticas inclusivas.

Neste ano, o tema dos diálogos é "Investindo na igualdade de oportunidades para descobrir novos talentos".

Segundo o secretário, ao ciclo de cinco anos haverá 130 mil negros altamente qualificados que sairão das universidades federais e vão precisar ocupar postos de trabalho. “Não dá para não perceber essa mudança substantiva e entender que a diversidade gera qualidade. Por isso, o governo federal tem feito sua parte, não só na adoção de políticas públicas para promoção d igualdade racial e material, mas temos tentado desenvolver ações que incentivem a diversidade no ambiente de trabalho”.

“Se conseguirmos cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, estaremos no caminho de um novo marco civilizatório. Se equipararmos o PIB (Produto Interno Bruto) dos brancos e negros estaremos em um outro patamar econômico”, afirmou Barros.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ressaltou ter orgulho de ter patrocinado uma lei que reserva 20% das vagas em concurso para a população afrodescendente “Uma cidade que tem cerca de 50% da população afrodescendente tinha que fazer algum gesto. Isso qualifica o serviço público, que depende também dos olhares sobre a cidade. O serviço público vai ficar mais sensível a problemas para os quais não está preparado”.

Para ele, o desafio mais difícil é o mercado de trabalho, que não depende de legislação para contratar pessoas. “Depende da disposição dos empresários em tornar sua empresa mais representativa. Isso vai melhorar o ambiente de negócios, o mercado consumidor e enriquecer o país com o gesto de reparar uma dívida histórica de promover igualdade”.

O São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que objetiva contribuir para um desenvolvimento socioeconômico mais igualitário na cidade de São Paulo por meio da criação de mais oportunidades para a população afrodescendente.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro