Fotografias, vídeos, esculturas e dança nas dicas de fim de semana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
05/12/2014 - 14h54m

Fotografias, vídeos, esculturas e dança nas dicas de fim de semana

Agência Hoje 
Divulgação
Artista libanesa Mona Hatoum exibe filmes que falam sobre a mulher no mundo árabe
Artista libanesa Mona Hatoum exibe filmes que falam sobre a mulher no mundo árabe

São Paulo (Agência Hoje) - A agenda cultural de São Paulo apresenta boas dicas para o fim de semana que começa nesta sexta-feira, 5, vai até domingo, 7. As atrações em locais próximos às estações do Metrô apresentam exposições de fotografias, esculturas, vídeos, peças teatrais e espetáculos de dança.

Todos os eventos selecionados serão realizados nas proximidades das estações Brigadeiro, Luz, Sé, Trianon-Masp, Portuguesa-Tietê e República e, em alguns casos, serão apresentados até janeiro de 2015.

ESTAÇÃO BRIGADEIRO

EntreVistas apresenta fotografias de fachadas e interiores de diversos edifícios paulistanos feitas por Claudia Jaguaribe ao longo de quatro anos. Algumas delas terão projeção em videomapping, tecnologia que dá movimento e profundidade às imagens.

Terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, a partir das 11h. Grátis. Até 11 de janeiro de 2015. A partir de sábado (6). No Itaú Cultural, que fica na Avenida Paulista, 149, próximo à Estação Brigadeiro. O telefone é (11) 2168-1777.

ESTAÇÃO LUZ

A artista libanesa Mona Hatoum exibe instalações, vídeos e esculturas que discutem política, violência e opressão, como Measures of Distance (Medidas de Distância, em tradução livre), de 1988, filme sobre a mulher no mundo árabe. Mona também produziu obras inéditas para a mostra, uma delas inspirada em São Paulo.

Terça, quarta, sexta a domingo e feriados, das 10h às 18h; quinta, até às 22h. R$ 6,00. A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos sábados e a partir das 17h às quintas. Até 1º de março de 2015. Na Pinacoteca do Estado. que fica na Praça da Luz, 2, próxima à Estação Luz. O telefone é (11) 3324-1000.

ESTAÇÃO SÉ

A questão habitacional de São Paulo é o tema da mostra de 30 fotografias feitas pelo artista Paulo Pampolin nos últimos 20 anos. Em uma instalação, o público é convidado a intervir em uma parede com polaroides que registram a ocupação do Cine Marrocos.

Terça a domingo e feriados, das 9h às 19. Grátis. Até 1º de março de 2015. A partir de sábado (6), às 14h. Na Caixa Cultural, que fica na Praça da Sé, 111, próxima à Estação Sé. O telefone é (11) 3321-4400.

ESTAÇÃO TRIANON-MASP

O Centro Cultural Fiesp apresenta a peça E Eles Eram Mesmos? Um bando de jovens investiga maneiras e possibilidades de ações para "mudar o mundo", ou para descobrir o que pode fazer para construir um lugar melhor para se viver. Ou que seja, pelo menos, diferente de como está aqui e agora.

Vários planos narrativos se sucedem de maneira não linear. Um enredo simples explora diferentes perspectivas de olhar sobre a juventude, sobre o desejo de mudança, sobre o perfil a espera e da esperança nos dias de hoje: uma obra teatral que conduz repentinamente seus personagens a um contato inesperado com a existência e as necessárias escolhas de caminhos.

Usando essa circunstância como ponto de partida, o dramaturgo Vinicius Garcia Pires constrói uma obra interessada pela coralidade – procedimento dramatúrgico muito frequente na cena contemporânea (80 min). 16 min. Sábado (6), às 20h30; domingo (7), às 18h e 20h. Grátis. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria nos dias das apresentações. No Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (50 lugares), que fica na Avenida Paulista, 1313, próximo à Estação Trianon-Masp. O telefone é (11) 3146-7405.

ESTAÇÃO PORTUGUESA-TIETÊ

A seleção montada pela Secretaria Municipal de Cultura para o Projeto 2014 em Cena é bem representativa em relação aos principais espetáculos lançados neste ano em São Paulo. Com entrada gratuita, a mostra se inicia na sexta (5/12) e segue até 14 de dezembro, levando 28 montagens, metade delas infantis, a seis salas da prefeitura.

Basta retirar o ingresso uma hora antes nas respectivas bilheterias. O desempenho de Denise Del Vecchio é o grande trunfo de Trágica.3. Com direção de Guilherme Leme, a encenação enfoca Antígona, Electra e Medeia, personagens míticas da tragédia grega. Letícia Sabatella e Miwa Yanagizawa completam o elenco.

Sexta (5) e sábado (6), às 21h; domingo (7), às 19h. Grátis. O Teatro Alfredo Mesquita (198 lugares) fica na Avenida Santos Dumont, 1770, próximo à Estação Portuguesa-Tietê. O telefone é (11) 2221-3657.

ESTAÇÃO REPÚBLICA

Com direção de Alex Neoral, a Focus, companhia de dança carioca, exibe 3 Pontos... Embalados por trilha que vai de Bach a Nirvana, oito bailarinos alternam passos expansivos com gestos sutis (60 min). Livre. Sexta (5) e sábado (6), às 20h; domingo (7), às 19h. Grátis.

Ingressos distribuídos uma hora antes. Na Galeria Olido – Sala Paissandu (35 lugares), que fica na Avenida São João, 473, próxima à Estação República. O telefone é (11) 3331-8399.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro