França diz que acordo comercial entre EUA e UE está "mais longe" - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
26/04/2016 - 11h34m

França diz que acordo comercial entre EUA e UE está "mais longe"

Agência Lusa 
Holger Hollemann/DPA/Agência Lusa
Ativistas protestam contra acordo na Alemanha
Ativistas protestam contra acordo na Alemanha

Nova York, EUA - A possibilidade de um acordo sobre o tratado de livre comércio transatlântico entre a Europa e os Estados Unidos (TTIP) “está mais longe”, disse hoje o secretário de Estado do Comércio Externo francês, Matthias Fekl, que participa nas negociações.

Fekl é membro do governo francês e representante do país nas negociações que ocorrem desde ontem (25) em Nova Iorque. Em entrevista à estação de TV RTL, ele disse que não acredita na assinatura de um acordo antes do final do ano. Segundo ele, não há pressa alguma, nem por parte da França nem da União Europeia, "em assinar um acordo a qualquer preço”.

A décima terceira rodada de negociações entre União Europeia e Estados Unidos sobre o Transatlantic Trade and Investments Partnership (TTIP, da sigla em inglês) começou na segunda-feira em Nova York e deve seguir até sexta-feira, quando deve ser divulgada uma declaração pública sobre as reuniões que discutem a possibilidade de se criar o maior tratado comercial do mundo.

Em Hannover, na Alemanha, ativistas protestaram contra a assinatura de um acordo comercial entre União Europeia e Estados Unidos.

Os encontros sobre o tratado ocorrem a portas fechada, mas em um momento em que os protestos contra um eventual acordo comercial nunca foram tão fortes.

Durante o fim de semana, dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se contra o TTIP durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à Alemanha.

Nos Estados Unidos, aumenta também a pressão contra o tratado, com a maior parte dos candidatos à Casa Branca a demonstrarem receios sobre o acordo com a União Europeia.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro