Francisco celebra missa para 200 mil pessoas em dia de muito frio e chuva em Aparecida - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
24/07/2013 - 11h38m

Francisco celebra missa para 200 mil pessoas em dia de muito frio e chuva em Aparecida

Agência Hoje/Daniel Boomer 
Agência Brasil/Marcelo Camargo
Papa Francisco cumprimenta fiéis em manhã de frio e chuva em Aparecida
Papa Francisco cumprimenta fiéis em manhã de frio e chuva em Aparecida
  • Em Aparecida, fiéis rezaram enquanto esperavam chegada do Papa Francisco
  • Papa chega a Aparecida e acena para fiéis, sem se importar com chuva e frio
  • Imagem de Nossa Senhora Aparecida se destaca entre guarda-chuvas da multidão
  • Aplausos e cânticos para o Papa, antes e depois da missa

Aparecida, São Paulo (Agência Hoje/Daniel Boomer) - Sob uma chuva fina e temperatura de oito graus centígrados, o Papa Francisco desembarcou sorridente de um helicóptero da FAB na Basílica de Aparecida, entrou no Papamóvel e foi aplaudido por cerca de 200 mil pessoas que cantavam e agitavam bandeirolas brancas e amarelas, as cores oficiais do Vaticano.

Ninguém se importou com o frio ou com a chuva. Na passagem do Papa, sempre em velocidade reduzida e parando muitas vezes para ele cumprimentar as pessoas e beijar crianças, a multidão gritava o seu nome. A cidade de Aparecida tem 30 mil habitantes, mas hoje recebe perto de 500 mil visitantes, a maioria formada por pessoas simples, do povo.

A passagem por Aparecida, uma cidade considerada pequena, sem aeroporto e distante 170 quilômetros de São Paulo e 260 do Rio de Janeiro, não estava na programação original do Vaticano. Visitar a Basílica foi uma decisão pessoal de Francisco, tomada porque ele já esteve no lugar como o arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio, durante a V Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe (Celam), em 2007.

Simples e Alegre

Funcionários do hotel onde ele ficou hospedado por 21 dias seguidos, em frente à Basílica, contam que sempre foi homem de hábitos simples e demonstrava alegria permanente. "Fazia todas as refeições no hotel e se servia no self service, como os outros hóspedes. Comia de tudo, feijoada, bobó de camarão, mas sem excessos", conta a cozinheira. "O detalhe é que no final da refeição, ele recolhia os pratos e levava para nós, na cozinha. Agradecia e pedia, imagine, que rezássemos por ele".

A mesma simplicidade e humildade do Papa que conquistou os cariocas, está sendo muito bem recebida em Aparecida. Indiferente ao aparato da segurança, Francisco faz questão de acenar e responder os cumprimentos. Com um largo sorriso, não demonstra cansaço e nem evita o contato. "É do tipo povão, é assim que eu gosto", comentou Ademar Batista de Freitas, que saiu de Anápolis, em Goiás, para ver o sumo pontífice de perto.

Nascido em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, Francisco é o 266º Papa da Igreja Católica. Foi escolhido o sucessor de Bento XVI que abdicou em 28 de fevereiro de 2013. Com ele, uma carga de pioneirismo muito grande. É o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, é também o primeiro Papa do continente americano, do hemisfério sul e o primeiro não europeu em 1.200 anos. Antes dele só São Gregório III, nascido na Síria, que foi líder da Igreja Católica de 731 a 741.

A simplicidade e a atitude sempre humilde e alegre acompanham o Papa Francisco desde quando ele se iniciou na vida eclesiástica. Em Buenos Aires, onde nasceu e viveu a infância, a adolescência e a maior parte da vida adulta, manteve os hábitos simples, evitando aparições na mídia e ficando longe de restaurantes e clubes da moda.

Para ir ao trabalho sempre preferiu o ônibus comum, mesmo quando já era arcebispo. Torcedor apaixonado do San Lorenzo de Almagro, time de futebol muito popular em Buenos Aires, se tornou o sócio número 55 do clube. Consta que ao ser perguntado em Roma se aceitaria ser Papa, respondeu sem hesitação: "Eu sou um grande pecador, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito".

O estilo simples e direto do Papa confunde até mesmo as pessoas que ficam próximas a ele. No Rio de Janeiro, os agentes de segurança se confundiram e direcionaram o cortejo para uma área de parada de ônibus, onde sempre há engarrafamento. Os carros tiveram que parar, o sistema de segurança ficou exposto e alguns policiais entraram em desespero. O Papa, mesmo assediado por dezenas de pessoas, manteve-se calmo, soridente e cumprimentou a todos.

"Em nenhum momento o Papa sentiu medo", declarou depois do episódio o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Em seguida, orientado pelo próprio Francisco, ele minimizou o episódio e adiantou que não houve falha da segurança. “Foi a primeira experiência, ele acabou de chegar. Vimos o entusiasmo das pessoas”.

Missa em Aparecida

A programação da visita do Papa a Aparecida prevê uma missa às 10h30 e logo em seguida uma passagem pelo local conhecido como Tribuna Bento XVI, que fica na parte de fora da Basílica. Lá ele dará a bênção aos devotos. Às 12h30, deixa o Santuário Nacional em direção ao Seminário Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade no papamóvel.

Às 15h30, depois de um descanso de duas horas, deve retornar à Basílica de papamóvel, encerrando a visita por volta das 16h. Esta é a terceira visita de um papa a Aparecida. João Paulo II esteve na cidade em 1980 e Bento XVI, em 2007. A chuva constante, o frio e o estilo do Papa poderão alterar a programação divulgada pela Igreja, mas todos já perceberam que a única coisa que não vai mudar é a disposição de Francisco de se manter o mais próximo possível do seu povo.

Embora tenha convivido muito tempo com a ala conservadora da Igreja na Argentina, o Papa Francisco se adaptou rapidamente aos tempos modernos. Além das bençãos na Basílica a todos cristãos presentes, ele também estenderá as graças via twitter e facebook. No retorno ao Rio, no final da tarde, a certeza de que cada vez mais ele será para os brasileiros o "Papa do Povo".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro