Funai: novo presidente João Pedro promete acelerar os processos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
17/06/2015 - 15h08m

Funai: novo presidente João Pedro promete acelerar os processos

Agência Brasil/Andreia Verdélio 
Reprodução
"A questão da definição dos processos e das terras indígenas é urgente", disse o presidente
"A questão da definição dos processos e das terras indígenas é urgente", disse o presidente

Brasília - O novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, tomou posse nesta quarta-feira (17) com a promessa de acelerar os processos de demarcação de terras indígenas que estão em andamento na própria Funai, no Ministério da Justiça e na Presidência da República. “A questão da definição dos processos e das terras indígenas é urgente. Vou fazer com que eles ganhem celeridade e que possamos cumprir essa agenda”, disse.

Costa, que exerceu mandato de senador de 2007 a 2015, disse que é contra a Proposta de Emenda Constitucional 215, que transfere para o Congresso Nacional a responsabilidade de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das áreas já homologadas. Ele afirmou que vai articular politicamente para que haja um bom debate sobre o assunto.

“Temos que juntar muitas forças junto à sociedade civil, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], grupo de parlamentares, para que não haja nenhum retrocesso naquilo que foi conquistado na Constituição de 1988. Temos que ter um olhar fundamentalmente humano para com os povos indígenas e enfrentar o debate politico para que não tenhamos o dissabor de retroceder na história”, explicou.

A cerimônia de posse no Ministério da Justiça contou com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Cultura, Juca Ferreira, e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Pepe Vargas, além de deputados e senadores.

Costa entra na presidência da Funai no lugar de Flavio Chiarelli Vicenti de Azevedo, que assumiu interinamente após a saída de Maria Augusta Assirati do cargo.

O novo presidente da Funai chega com o desafio de realizar a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, que acontece em novembro em Brasília. Ele disse que quer trabalhar pela melhoria do acesso à saúde dos povos e desenvolver políticas públicas de geração de renda com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para agregar valor à produção dos indígenas.

Em 2003, Costa foi superintendente estadual do Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária no Amazonas. Foi deputado estadual e vereador em Manaus. Nas eleições de 2014, foi candidato a deputado federal do Amazonas pelo Partido dos Trabalhadores, mas não foi eleito.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro