Geografia: economia global e problemas ambientais podem ser temas da prova do Enem - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
23/10/2015 - 13h27m

Geografia: economia global e problemas ambientais podem ser temas da prova do Enem

Portal EBC 

Brasília - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nestes sábado (24) e domingo (25), mas ainda dá tempo de você revisar tópicos importantes de Geografia. Neste episódio da websérie Fica a Dica Enem, o professor Flávio Bueno, do Colégio Sigma, de Brasília, dá dicas sobre os assuntos que podem cair na prova. Confira:

Segundo o professor, fenômenos físicos e humanos ligados ao próprio país costumam ser o mote para as questões que figuram na prova da disciplina. Por isso é bom ficar atento aos seguintes pontos:

Aspectos físicos da geografia brasileira

De acordo com o professor Flávio, assuntos como relevos, formação do solo, vegetações, biomas, bacias hidrográficas e a questão climática costumam cair com muita frequência no Enem.

Problemas ambientais

Neste ano, a crise hídrica deve voltar a ser um dos temasno exame. Para Bueno, os candidatos não devem perder de vista que o problema da falta d'água nas grandes cidades brasileiras está ligado a fatores como a gestão pública dos recursos, o elevado consumo e o desmatamento.

Especificamente sobre o desmatamento, o professor ressalta a importância de que os candidatos saibam relacionar o desmatamento da Amazônia com a seca no Sudeste, abordando também outras questões que contribuem para a redução do volume hídrico dos rios, como o assoreamento, o uso e a degradação do solo nas atividades agropecuárias.

Contextos demográficos

Para o professor, é importante compreender como o Brasil está inserido dentro da transição demográfica. Ele aponta que recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma série de dados que indicam que o Brasil vive um momento de estabilidade demográfica. Mas isso se aplica só às cidades ou ao também ao campo? Todas as regiões brasileiras vivem essa mesma realidade? E nas áreas mais periféricas e pobres? O candidato deve saber responder a essas perguntas.

Ele lembra também que os problemas sociais urbanos que assolam as cidades e, em especial, as periferias, são um importante aspecto relacionado aos movimentos demográficos.

Agricultura

Para além de saber quais os principais produtos cultivados no país, os candidatos devem saber reconhecer as características dessa prática econômica. Bueno explica que a agricultura no país é organizada de uma forma patronal e voltada para a exportação, sendo o terceiro maior produtor de alimentos do planeta.

Outros tópicos importantes dentro desse assunto são a agricultura familiar e o uso de agrotóxicos.

Mercado Global

As atividades econômicas no Brasil de hoje não podem ser vistas fora do contexto de um mercado global. Nesse sentido, o professor Flávio coloca os Brics e o Mercosul, além do crescimento da importância do Brasil na América Latina e no mundo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro