Geraldo Alckmin anuncia audiência pública para discutir a reorganização escolar - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
03/12/2015 - 18h18m

Geraldo Alckmin anuncia audiência pública para discutir a reorganização escolar

Agência Brasil/Flávia Albuquerque 

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, determinou nesta quinta-feira (3) que as negociações sobre o processo de reorganização escolar sejam assumidas pelo secretário da Casa Civil, Edson Aparecido. A primeira medida anunciada foi a realização de audiência pública na próxima semana, para discutir o assunto, no Memorial da América Latina. Cada escola participante deve escolher um representante para integrar o debate. Pais e alunos também poderão participar.

Segundo informações do governo estadual, a reorganização das escolas ampliará o número de vagas de tempo integral em 30%, com 532 escolas modelo no próximo ano (39 a mais do que há este ano). A ideia é abrir três mil salas desocupadas. Com a medida também serão ampliadas as escolas de ciclo único com desempenho superior às unidades com mais ciclos.

“Em São Paulo, 754 novas escolas terão apenas um ciclo, o que favorece a gestão e possibilita a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo a partir de 2016”, diz o governo estadual por meio de nota.

De acordo com o governo estadual, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) em 2014 mostrou que as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos Anos Finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

“Os estudos referentes à reorganização foram feitos com base, por exemplo, em levantamento da Fundação Seade, que apontou tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo. Entre os anos de 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu 2 milhões de alunos”, afirma o governo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro