Governo brasileiro lamenta os cinco anos do conflito na Síria e defende mais diálogo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
19/03/2015 - 16h10m

Governo brasileiro lamenta os cinco anos do conflito na Síria e defende mais diálogo

Agência Brasil/Danilo Macedo 

Brasília - O governo brasileiro lamentou que o conflito na Síria tenha chegado ao quinto ano com mais de 220 mil pessoas mortas, metade delas civis. De acordo com comunicado do Itamaraty, o Brasil se sente ligado à Síria pela presença de muitos sírios e seus descendentes no país.

“Trata-se de uma das piores tragédias humanitárias deste século, que deixou mais de 220 mil mortos, entre eles mais de 100 mil civis, muitos dos quais mulheres e crianças, além de centenas de milhares de refugiados e milhões de deslocados internos”, afirma a nota. “O Brasil deplora as enormes perdas humanas e a destruição da infraestrutura e do patrimônio histórico e cultural naquele país-irmão”, acrescenta o comunicado.

O Itamaraty diz que o governo brasileiro defende que a solução do conflito seja civil, não militar. “Apenas uma solução política negociada e inclusiva, respaldada pelas Nações Unidas, poderá colocar fim ao sofrimento do povo sírio e permitir a realização de suas legítimas aspirações”, diz. A nota destaca a importância de um diálogo com a participação do governo e da oposição, tendo como princípio o respeito aos direitos humanos e à independência, soberania, unidade e integridade territorial da Síria.

“O governo brasileiro condena, de forma inequívoca, todo ato de terrorismo, as violações sistemáticas de direitos humanos, a intolerância religiosa e o uso de violência contra populações civis”, ressalta o comunicado. Destaca ainda que o Brasil, além de receber expressivo número de refugiados sírios desde 2011 “realizou importantes doações de alimentos, medicamentos e fundos, para aliviar a situação humanitária na Síria e em países vizinhos”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro