Governo da Espanha diz que elevou o nível de alerta terrorista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
08/01/2015 - 17h52m

Governo da Espanha diz que elevou o nível de alerta terrorista

Agência Brasil* 
EPA/Chema Moya
Governo espanhol diz que elevou nível de alerta terrorista "por prudência"
Governo espanhol diz que elevou nível de alerta terrorista "por prudência"

Madri - A vice-presidente espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, disse nesta quinta-feira (8) que Madri elevou o nível de alerta terrorista apenas "por prudência", na sequência do atentado em Paris, considerando que a Espanha "é um dos países mais seguros do mundo".

Soraya afirmou hoje em entrevista à Rádio Cope que o trabalho das forças de segurança na Espanha "é eficaz", mas ressalvou que "o risco zero não existe". Na sequência do atentado de quarta-feira (7) em Paris, no qual 12 pessoas morreram após ataque ao semanário francês Charlie Hebdo, a Espanha elevou o nível de alerta terrorista de 2 para 3.

A subida do nível de alerta para 3 seguiu-se à ativação urgente de um plano preventivo para proteger infraestruturas que poderiam ser alvo de atentados, como estações de metrô, trens e ônibus, aeroportos, centrais nucleares e sistemas elétricos.

O plano implica reforço policial nesses pontos críticos, mas também nas ruas das principais cidades. "Temos forças de segurança muito eficazes. A Espanha é um dos países mais seguros do mundo, ainda que também seja certo de que o risco zero não existe", disse a dirigente.

Na Espanha, o nível 2 de alerta significa que as forças de segurança detectaram "risco elevado" de atentado, o nível 3 implica a ativação de aparato policial e o nível 4 demonstra que o risco de atentado é "extremo".

O país estava em nível 2 desde 9 de setembro, porque as forças de segurança perceberam o regresso de combatentes jihadistas da Síria e do Iraque. A última vez em que a Espanha esteve no nível 3 de alerta foi durante a proclamação do rei Felipe VI, em junho.

"Elevou-se o nível de alerta de forma transitória por prudência. A Espanha é um país que sabe como lutar [contra o terrorismo] e que tem uma boa segurança", acrescentou Soraya. O governo e o Parlamento espanhóis vão fazer hoje um minuto de silêncio, em sinal de apoio à França pelo ataque terrorista. Como o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, está em visita a Andorra, será a vice-presidente que comandará a homenagem no Palácio de Moncloa, sede do governo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro