Governo está na fase final de elaboração do documento para a conferência do clima - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
16/09/2015 - 10h13m

Governo está na fase final de elaboração do documento para a conferência do clima

Agência Brasil/Aline Leal 

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o governo brasileiro está na fase final de elaboração das propostas do país para a redução de emissão de gases de efeito estufa, que serão apresentadas na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21): “Estamos indo para os números finais, checando os cenários econômicos, porque é uma projeção para o futuro, [estamos checando] as variáveis macroeconômicas”.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, que participou de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a elaboração da Contribuição Nacional Determinada (INDC, sigla em inglês para o documento com as propostas) o governo consultou a sociedade, os setores interessados, fez rodadas de consultas com segmentos da sociedade civil, como movimentos ambientalistas, sociais e também com o setor privado. O prazo final para a entrega é 1º de outubro, mas a presidenta Dilma Rousseff deve apresentar o documento na Assembleia Geral da ONU, na última semana de setembro.

A COP21 ocorrerá em Paris, entre 30 de novembro e 11 de dezembro. A ministra considera o evento o mais importante que o setor já teve. Entre os pontos a serem abordados pelo documento brasileiro, estão a maior agilidade para o fim do desmatamento da Amazônia, o monitoramento de todos os biomas brasileiros e a construção da taxa de reposições florestais.

Izabella também ressaltou na audiência pública que o Brasil foi o país que mais reduziu a emissão de gases de efeito estufa, com uma queda de 41% entre 2005 e 2014 Estes gases são considerados por especialistas como a principal causa do aquecimento global. Segundo a ministra, a ambição brasileira na COP21 é apresentar uma trajetória de desenvolvimento que concilie proteção ambiental, produção e desenvolvimento, numa chamada economia de baixo carbono.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro