Governo tailandês negocia com oposição que ocupou ministérios - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
27/11/2013 - 09h10m

Governo tailandês negocia com oposição que ocupou ministérios

Agência Brasil* 
Divulgação
Manifestantes tailandeses exigem a demissão do governo e paralisaram ministérios em Bangcoc
Manifestantes tailandeses exigem a demissão do governo e paralisaram ministérios em Bangcoc

Brasília - A primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, pediu hoje (27) que manifestantes desocupem prédios públicos da capital, Bangcoc, em troca de negociação com as lideranças da oposição, que tem organizado os protestos na cidade nos últimos dias.

"Estamos prontos para começar a dialogar com os grupos de manifestantes para superar essa crise no país", disse a primeira-ministra. A chefe de Governo convocou reunião de emergência para avaliar como seu gabinete pode conduzir as atividades em meio aos protestos e bloqueios de ministérios.

Funcionários do Departamento de Investigação Social da Tailândia tiveram de deixar o edifício nesta quarta-feira, depois de ele ser cercado pela oposição. Milhares de manifestantes montaram um cordão humano em torno de prédios próximos, como os ministérios da Indústria, do Comércio e do Trabalho.

A base dos protestos na capital tailandesa tem sido o Monumento da Democracia, no centro da cidade. Os ministérios da Agricultura e dos Transportes estão ocupados. O Ministério do Turismo está cercado por manifestantes.

A ocupação dos prédios públicos tem sido liderada pelo antigo vice-primeiro-ministro Suthep Thaugsuban, contra quem há ordem de prisão expedida. Thaugsuban, que recentemente renunciou ao mandato de deputado, estimulou um grupo de manifestantes que tomou na segunda-feira (25) o edifício do Ministério das Finanças, onde instalou o posto avançado de oposição ao governo. Ontem (26), os manifestantes chegaram a ocupar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas deixaram o local em seguida.

De acordo com a organização dos protestos, quase 1 milhão de pessoas estão reunidas no movimento contra o governo. As autoridades reduzem esse número para 100 mil. As manifestações em Bangcoc começaram no fim de outubro e se intensificaram ontem (26), com a ocupação dos prédios públicos.

Os manifestantes querem a demissão da primeira-ministra Yingluck Shinawatra, a quem acusam de corrupção e de ser uma executante das ordens do irmão, o ex-primeiro-minitro Thaksin Shinawatra, deposto por golpe militar em 2006. Thaksin Shinawatra seria julgado por corrupção por tribunais tailandeses, o que não ocorreu por ter se exilado no exterior.

*Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass, da Rússia 

MANIFESTANTES PARALISAM VÁRIOS MINISTÉRIOS NA TAILÂNDIA

Brasília (Agência Brasil*) - Manifestantes tailandeses exigem a demissão do governo e paralisaram ontem (26) ministérios na capital do país, Bangcoc. Depois de semanas de mobilização quase diária, dezenas de milhares de pessoas estão concentradas desde domingo (24) para exigir a saída da primeira-ministra, Yingluck Shinawatra. Os manifestantes rejeitam a chefe de governo e, especialmente, seu irmão, o ex-premiê Thaksin Shinawatra, destituído por um golpe de Estado em 2006.

Apesar de exilado, o ex-líder é uma figura ao mesmo tempo amada e odiada na Tailândia. A sociedade se divide entre massas rurais e urbanas desfavorecidas do Norte e do Nordeste, que lhe são fiéis; e elites de Bangcoc, que circulam em torno do palácio real e consideram Thaksin Shinawatra uma ameaça à monarquia.

As manifestações foram desencadeadas pela decisão do governo de anistiar Thaksin Shinawatra, o que se considera ter sido uma manobra para que ele escapasse de dois anos de prisão por fraudes. Outro argumento da oposição é o de que o ex-líder exilado continuaria a comandar o país nos bastidores, por meio do gabinete de sua irmã.

Outro ponto de discórdia foi a decisão da Corte Constitucional tailandesa em abolir um projeto de lei de reforma do sistema eleitoral da Assembleia Nacional, aprovado pelo Parlamento com o apoio da base governista.

"Se o governo e o Parlamento tomam decisões que são consideradas ilegais pela Corte, eles mesmos são foras da lei", evocavam os manifestantes.

O movimento de oposição, o mais importante desde a crise de 2010, se intensificou hoje quando os manifestantes invadiram os ministérios das Finanças e dos Negócios Estrangeiros. De acordo com a chancelaria, os manifestantes já deixaram o local, mas ainda ocupam o ministério das Finanças. Os militantes são liderados pelo oposicionista Suthep Thaugsuban, do Partido Democrata.

Vários outros ministérios, como os de Turismo, Agricultura, Transportes e Interior foram cercados por manifestantes, que pediram aos funcionários que abandonassem os locais. Os protestos na capital do país já deixaram 90 mortos e mais de 1,9 mil feridos. As manifestações têm feito milhares de turistas cancelarem viagens à Tailândia, assim como governos desincentivarem idas ao país.

* Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro