São Paulo, SP, 24/05/2018
 
21/07/2015 - 10h15m

Grama resistente, Batatais é boa opção para grandes áreas

Agencia Hoje/Arq. Sandra Vieira de Mello* 
Reprodução
Grama Batatais
Grama Batatais

São Paulo (Agência Hoje) - A grama Batatais também é conhecida com grama Mato Grosso, Gramão ou Grama de Pasto. Muito resistente ao pisoteio, é bastante indicada para a forração de campos e de parques, compondo gramados densos e rústicos. Sua utilização em taludes também é importante, pois funciona muito bem como proteção contra a erosão.

A grama Batatais resiste bem à estiagem e necessita de muito sol, não suportando sombra ou meia-sombra. Em sua fase inicial de pega é bastante comum o ataque de ervas daninhas. Após esse período, a grama Batatais apresenta crescimento agressivo, sufocando qualquer outra vegetação que seja um pouco mais delicada ou frágil.

Suas folhas são firmes e estreitas, possuem pequenos pelos, apresentam coloração verde clara e devem ser cortadas quando atingem a altura de 5 cm. Pela característica de crescimento rápido e vigoroso, os cortes neste tipo de grama devem ser mais frequentes. O cultivo desse tipo de grama deve ser feito em solo com adubação semestral e regas regulares. É uma planta perene e de custo baixo.

FICHA TÉCNICA

Nome Científico: Paspalum notatum

Família: Poaceae

Clima: Tropical/Subtropical

Solo: Solo fértil

Característica: Pleno sol

Altura: 0,15-0,30M

* Sandra Vieira de Mello, CAU A16373-2 é Arquiteta e Urbanista.

Contribuições para esta Editoria podem ser encaminhadas para o e-mail: hoje.sandra@gmail.com

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro