Grécia busca apoio de líderes europeus para redução de dívida - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
03/02/2015 - 11h25m

Grécia busca apoio de líderes europeus para redução de dívida

Agência Hoje/Giselle Garcia 
Reprodução
Alexis Tsipras, e o ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, cumprem nesta semana uma extensa agenda de encontros com líderes estratégicos dos principais países europeus.
Alexis Tsipras, e o ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, cumprem nesta semana uma extensa agenda de encontros com líderes estratégicos dos principais países europeus.

Copenhague (Dinamarca) - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e o ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, cumprem nesta semana uma extensa agenda de encontros com líderes estratégicos dos principais países europeus em busca de apoio para uma renegociação da dívida externa grega, estimada em R$ 700 bilhões.

Na quarta-feira (4), Tsipras se encontrará com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (2), a porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas, disse que a União Europeia está pronta para ouvir os planos do governo grego e avançar em negociações construtivas.

Em visita ao presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, Tsipras disse hoje que “o primeiro objetivo do governo é alcançar uma solução aceitável e benéfica para ambos os lados”. Nessa terça-feira (3), o premiê grego se encontrará com o da Itália, Matteo Renzi. Na quarta (4), depois se de reunir com Juncker pela manhã, Tsipras viajará para Paris, onde vai conversar com o presidente francês, Francois Hollande.

O ministro de Finanças da Grécia encontrou-se ontem (1º) com o colega francês, Michel Sapin, e hoje com o do Reino Unido, George Osborne. Ele disse, em Londres, que a saída da Grécia da zona do euro não está em questão e que o governo de Tsipras não busca o perdão da dívida grega. “Queremos discutir uma série de elementos para aliviar a dívida grega, que hoje corresponde a 175% de nosso Produto Interno Bruto [PIB]”, enfatizou Varoufakis, que amanhã viaja para Roma, onde se encontrará com o ministro de Finanças da Itália, Pier Carlo Padoan.

O recém-eleito governo grego deixou claro que pretende encerrar o acordo atualmente em vigor com a chamada troika, composta pela União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional e negociar uma redução da dívida do país. Varoufakis acredita que, se for dado à Grécia prazo até o fim do mês para preparar propostas, será possível chegar a um acordo realista seis semanas depois.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro