Grécia: Fundo da zona do euro já recebeu pedido formal de novo programa de resgate - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 17/04/2024
 
08/07/2015 - 11h51m

Grécia: Fundo da zona do euro já recebeu pedido formal de novo programa de resgate

Agência Lusa 

Bruxelas - O fundo de resgate da zona do euro já recebeu o pedido formal da Grécia de um terceiro programa de ajuda financeira, de acordo com fonte oficial citada pelas agências de notícias.

Segundo a agência France Press, o pedido foi feito para um novo programa de três anos. No entanto, o Mecanismo Europeu de Estabilidade ainda não informou oficialmente os detalhes do pedido.

Na terça-feira (7), o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que após o pedido chegar ao Mecanismo Europeu de Estabilidade seria convocada “de imediato” uma reunião, por teleconferência, dos ministros das Finanças da zona do euro para começar o processo de avaliação do pedido. No entanto, uma fonte disse à Lusa que o que está previsto agora é apenas uma reunião do grupo de trabalho do Eurogrupo, formado pelos vice-ministros das Finanças, a ser realizada no início da tarde.

O pedido formal de ajuda do governo grego ao fundo do euro é o primeiro passo exigido pelos líderes das instituições da região para aceitar avaliar um terceiro pacote de resgate para Atenas.

Para obter a nova ajuda, o Executivo liderado por Alexis Tsipras tem ainda de apresentar, até quinta-feira (9) à noite, propostas concretas de reformas que está disposto a executar em troca do novo pacote financeiro.

Essas medidas serão avaliadas pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional. Tudo isso deverá ocorrer até domingo (12), quando está marcada nova cúpula, considerada o Dia D para a Grécia.

"Temos cinco dias para chegar a um acordo definitivo. Tenho de dizer alto e bom som que o prazo final é esta semana", disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admitiu pela primeira vez que o Executivo tem um "cenário de Grexit " (saída da Grécia do euro) preparado em detalhe.

Se houver um acordo até domingo quanto às medidas a serem adotadas pela Grécia em troca de novas medidas, haverá uma reunião só da zona do euro, para dar apoio político a um terceiro resgate.

Se não houver acordo, ocorrrerá uma cúpula com os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia, para avaliar as consequências na comunidade de um Grexit e preparar um plano de ajuda humanitária a Atenas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro