Grécia: novo pacote de medidas deve ser analisado pelo Eurogrupo na próxima quarta - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
07/04/2015 - 10h52m

Grécia: novo pacote de medidas deve ser analisado pelo Eurogrupo na próxima quarta

Agência Lusa 

Bruxelas - O novo pacote de medidas que o governo de Atenas apresentou ao chamado Grupo de Bruxelas vai ser analisado na quarta-feira (8) pelo grupo de trabalho do Eurogrupo, anunciou nesta terça-feira (7) a Comissão Europeia.

O Grupo de Bruxelas é composto pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade.

O grupo de trabalho do Eurogrupo é formado por técnicos representantes dos Estados-Membros da zona do euro e tem como missão preparar as reuniões do fórum dos ministros das Finanças dos 19 países da moeda única.

A nova lista de reformas, proposta há uma semana pelo governo grego aos credores e parceiros europeus, prevê significativo aumento das receitas, mas também inclui medidas que levarão a mais despesa, como o décimo terceiro para as pensões mais baixas.

Atenas tem negociado com o chamado Grupo de Bruxelas e garante ter verbas nos cofres públicos para pagar as despesas de abril, incluindo o reembolso de 450 milhões de euros ao FMI até quinta-feira (9).

A nova lista com reformas fiscais, administrativas e políticas tem o objetivo de levar o Estado a conseguir financiamento no curto prazo que permita enfrentar obrigações imediatas, assim como criar as condições para que o BCE permita novamente que os bancos gregos usem dívida grega como garantia no acesso a financiamento.

O novo pacote, prevê o governo grego, vai permitir aumentar receitas em 6,1 bilhões de euros, contra os cerca de 3 bilhões de euros previstos no documento anterior, mas também inclui despesas adicionais de 1,1 bilhão de euros.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro