Grécia pressiona Alemanha por reparações de guerra - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
12/03/2015 - 14h56m

Grécia pressiona Alemanha por reparações de guerra

Agência Brasil/Giselle Garcia 
Reprodução
"A Grécia vai cumprir com suas obrigações financeiras, mas também vai trabalhar para que os outros cumpram as suas, o que ainda não o fizeram", afirmou o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras
"A Grécia vai cumprir com suas obrigações financeiras, mas também vai trabalhar para que os outros cumpram as suas, o que ainda não o fizeram", afirmou o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

Copenhague (Dinamarca) - O ministro da Justiça da Grécia, Nikos Paraskevopoulos, disse nessa quarta-feira (11) que está pronto para aplicar uma decisão do Supremo Tribunal de Atenas, aprovada em 2000, que prevê a expropriação de bens alemães na Grécia como compensação pelo massacre promovido pelos nazistas contra mais de 200 vítimas na Vila de Distomo, em 1944.

A declaração veio logo após a aprovação, na terça-feira (10), de uma comissão no Parlamento grego, formada por todos os partidos, para reclamar reparações à Alemanha pelas atrocidades cometidas pelos nazistas na Segunda Guerra. O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, que participou do debate no Parlamento, disse que “a Grécia vai cumprir com suas obrigações financeiras, mas também vai trabalhar para que os outros cumpram as suas, o que ainda não o fizeram”.

Aristomenis Sigelakis, que é parente de uma das vítimas do massacre de Distomo e membro do Conselho Nacional Grego pela Reparação da Guerra, garantiu que a retomada da questão não se trata de uma revanche contra a Alemanha pela austeridade imposta sobre a Grécia. “Não temos nada contra os alemães. Só queremos justiça”, disse ele.

O tema não é novo, mas foi retomado pelo recém-eleito governo grego, gerando ainda mais tensão na já desgastada relação entre a Grécia e a Alemanha. O governo da Alemanha declarou nessa quarta-feira (11) que a questão da compensação foi resolvida antes de 1990, quando se deu o processo de reunificação do país.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, afirmou que a “Alemanha é muito consciente de sua responsabilidade histórica com as vítimas do nazismo, mas o capítulo das reparações está jurídica e politicamente encerrado”. O ministro das Finanças da Alemanha, Martin Jager, acrescentou que a Grécia precisa se concentrar nos problemas do presente, referindo-se à negociação da dívida grega com a União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

Com o Acordo de Londres, assinado em 1953, a Alemanha comprometeu-se a pagar compensações a países que sofreram com a ocupação nazista, entre eles a Grécia. Mas o governo grego alega que o valor pago naquela época não corresponde aos estragos e à violência promovidos no período e não inclui a devolução de um empréstimo que a Grécia foi forçada a pagar para a Alemanha pelo Terceiro Reich.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro